Pela segunda vez em 2021, Paraná bate a média histórica de chuvas em um mês

 Pela segunda vez em 2021, Paraná bate a média histórica de chuvas em um mês

Foto: Gilson Abreu/AEN

O Paraná bateu novamente a média histórica de chuvas em um mês. É a segunda vez neste ano que chove além do esperado para um determinado período.

Segundo levantamento feito pelo Simepar, a chuva acumulada de outubro foi cerca de 59% acima do esperado em dez cidades de diferentes regiões do Estado. O monitoramento foi feito em municípios como Guaratuba, Curitiba, Guarapuava, Londrina e Foz do Iguaçu. No mês de outubro, a cidade com maior volume de chuvas foi Cascavel, com 455,4 milímetros.

Em Curitiba, também choveu além do esperado. O volume de água registrado na Capital foi de 164,2 milímetros, número maior que os 150 milímetros esperados para o mês. O aumento das chuvas contribui nos níveis das barragens que fazem o abastecimento de toda a Grande Curitiba. Atualmente, o modelo de rodízio em vigor é de 36 horas com água e interrupção também de 36 horas. Esta estratégia, de acordo com a Sanepar, deve seguir pelo menos até o dia 14 de novembro.

O atual índice das barragens é de 62,33%. O mês de novembro também deve registrar mais chuvas. Porém, o tempo, segundo o Simepar, deve ser mais seco. Os índices devem estar abaixo ou próximo da média histórica esperada.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.