Pesquisa aponta que máscaras caseiras protegem do coronavírus de forma semelhante às cirúrgicas

 Pesquisa aponta que máscaras caseiras protegem do coronavírus de forma semelhante às cirúrgicas

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

mascaras-fiscaliza-2
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Uma pesquisa conduzida por estudiosos do Paraná revelou que as máscaras de tecido feitas em casa podem impedir a transmissão da Covid-19 de forma semelhante às máscaras cirúrgicas. Os resultados foram publicados em uma das revistas médicas especializadas mais citadas e influentes do mundo. De acordo com a pesquisa, uma máscara feita de duas camadas de tecido musseline e flanela reduziu os germes identificados no ambiente em até 99,9%, o total de microrganismos no ar em até 99,8% e  os germes em aerossóis entre 88% a 99%. Os índices podem ser comparados aos resultados obtidos com o uso de máscaras cirúrgicas.

O professor do curso de Medicina da PUCPR, Roberto Pecoits Filho, é um dos pesquisadores responsáveis por conduzir o estudo. Para elaborar o artigo, o docente trabalhou com nove pesquisadores estrangeiros do Canadá, Holanda, Reino Unido, Austrália, Alemanha, Estados Unidos e Suécia. O estudo foi feito com base na revisão crítica de pesquisas sobre o assunto realizadas nos últimos 10 anos. Segundo os cientistas, a maioria das transmissões de doenças por vírus ocorre por meio de partículas de secreção, sejam aerossóis ou gotículas, geradas pela fala, alimentação, tosse e espirros.

O tecido tem a capacidade de bloquear essas partículas e evitar a  contaminação do ambiente, mas é necessário que as máscaras tenham duas camadas de pano.

Devido à gravidade da pandemia, os pesquisadores recomendam o uso das máscaras de pano mesmo em grupos de baixo risco. O item produzido em casa protege da Covid-19 tanto as outras pessoas que estão próximas quanto quem está usando o equipamento.

Para que sejam realmente eficientes, as máscaras devem ser trocadas a cada duas horas de uso. Elas devem tapar completamente a boca e o nariz e não podem ficar largas, porque aí a proteção fica comprometida. Para colocar e retirar a máscara é preciso estar com as mãos limpas e a retirada deve ser feita pelos elásticos laterais. Depois de colocar a máscara deve-se evitar tocar nela. Se precisar ajustar o equipamento de proteção, faça isso pelos elásticos laterais. Depois de usar a máscara de tecido, lave-a com água e sabão, deixe-a de molho com um pouco de água sanitária. Espere secar e depois passe a máscara com ferro bem quente.

O uso da máscara não exclui as outras medidas de proteção ao coronavírus. É necessário manter o distanciamento mínimo de dois metros de outras pessoas e fazer a higienização constante das mãos. 

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos