Pesquisa aponta que perfil genético pode tornar pacientes mais suscetíveis à Covid-19

 Pesquisa aponta que perfil genético pode tornar pacientes mais suscetíveis à Covid-19

(Foto: divulgação/Unsplash)

Uma pesquisa paranaense apontou que o perfil genético de um paciente pode torná-lo mais suscetível à Covid-19, além das comorbidades já conhecidas. O estudo é realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde abril de 2020. Entre vinte vítimas do coronavírus, todas apresentaram poucas quantidades de interleucina 17 (IL-17), uma proteína importante no processo inflamatório que combate o vírus durante a doença.

A professora e responsável pela pesquisa, Lucia de Noronha, explica que o estudo ainda está em andamento, mas pode trazer um porquê para as mortes por Covid-19.

Os pesquisadores coletaram amostras de pessoas que morreram em decorrência da Covid-19 em um hospital de Curitiba. As amostras foram comparadas com as de pacientes que morreram em decorrência da H1N1 (gripe suína). A coleta foi autorizada pelas famílias e pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

A pesquisadora explicou que várias alterações podem configurar a suscetibilidade. O estudo segue em desenvolvimento para comprovar ou não que a pouca presença de IL-17 é um fator crucial para a não recuperação da doença. Alguns estudos relatam que a IL-17 é uma importante proteína no processo antiviral no corpo humano.

O estudo foi publicado na revista científica Frontiers in Immunology.

Link: https://bit.ly/3ul7WPn.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos