Pesquisa avalia papel do estresse oxidativo em casos graves de Covid-19

 Pesquisa avalia papel do estresse oxidativo em casos graves de Covid-19

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Uma pesquisa realizada pela PUC-PR avalia o papel do estresse oxidativo no desenvolvimento dos quadros de Covid-19. Desde o surgimento da pandemia, diversos estudos levantaram a hipótese de que o estresse estivesse associado ao estado clínico mais grave. O trabalho foi publicado neste mês de março na revista científica Free Radical Biology & Medicine.

O estresse oxidativo é um desequilíbrio no corpo humano entre oxidantes e antioxidantes, conforme explica o professor e responsável pelo estudo, Ricardo Pinho.

Desde o início da pandemia, diversos estudos associaram o estresse oxidativo ao desenvolvimento de quadros mais graves de Covid-19.

Os pesquisadores analisaram 77 pacientes internados em um hospital de Curitiba.

Para regular o corpo, os caminhos são a alimentação e uso de suplementos.

Os pacientes voluntários na pesquisa foram internados em um hospital de Curitiba e foram divididos em dois grupos: quadro clínico moderado e quadro clínico grave. O perfil inflamatório, os indicadores de estresse oxidativo e os dados clínicos foram avaliados.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0891584921000617

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos