Pesquisa da Fiocruz aponta aumento de problemas de coluna durante a pandemia do coronavírus

 Pesquisa da Fiocruz aponta aumento de problemas de coluna durante a pandemia do coronavírus

Foto: divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz aponta que mais de 50% das pessoas com dores crônicas na coluna relatam piora do quadro durante a pandemia.

A pesquisa ouviu mais de 44 mil pessoas entre os meses de abril e maio, em todas as regiões do país. Cerca de 40% dos entrevistados relataram que não tinham problemas de coluna antes da pandemia e, agora sentem dores nas costas. O aumento dos quadros de dores e piora de sintomas podem estar relacionados a mudança de hábitos por causa da pandemia do coronavírus.

O home office e a falta de atividade física são apontados como os principais motivos para o agravamento dos quadros posturais. Segundo o ortopedista curitibano, especialista em coluna, Antônio Krieger, algumas adaptações em casa durante o período do trabalho podem prevenir e minimizar as dores:

Outra dica, que vale tanto para o home office como vale também para ambientes corporativos é promover intervalos regulares durante o período de trabalho. Caminhar, alongar-se e buscar orientação para praticar exercícios em casa são alternativas de prevenção para evitar problemas mais sérios de coluna.

Reportagem: Angela Luvisotto

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos