CuritibaGeral

Pesquisa estuda relação entre redes sociais e notas escolares

Quanto mais tempo adolescentes passam no TikTok, pior é o desempenho na escola

 Pesquisa estuda relação entre redes sociais e notas escolares

Imagem ilustrativa/Freepik

O uso de plataformas como TikTok e Instagram altera o padrão de sono e compromete o desempenho acadêmico de estudantes. É isso que aponta uma pesquisa feita por um adolescente de 16 anos. A iniciativa começou como um projeto estudantil e evoluiu para uma investigação em parceria com especialistas da Universidade Federal do Paraná. O estudo analisou dados de mil alunos de uma escola particular, com idades entre 10 e 19 anos.

Para o idealizador do levantamento, o estudante Daniel Aguiar Thomé, do Positivo Internacional, a pesquisa serve de alerta.

O estudo revelou que o TikTok é a rede social mais utilizada, com preferência de 47% dos entrevistados. Na sequência está o YouTube, com 22%, e o Instagram, com 19%. Aparecem também o WhatsApp (7,5%), X (1,6%) e o Facebook (0,4%). A maioria passa de duas a quatro horas por dia nas plataformas. Quanto às horas de sono, os estudantes dormem, em média, sete horas por noite. Os alunos que dormem mais, entre oito e nove horas, têm as melhores notas escolares.

O trabalho foi publicado no congresso da Sociedade Internacional de Biometria, considerado um dos maiores de estatística da América Latina.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Olívia Marques

Contorno Sul tem bloqueios parciais nos próximos 60 dias

Contorno Sul tem bloqueios parciais nos próximos 60 dias

A intervenção faz parte do cronograma contratual de melhorias iniciais da concessionária

Festival de Bisteca Fiorentina é destaque de restaurante de Curitiba

Festival de Bisteca Fiorentina é destaque de restaurante de Curitiba

A casa vai oferecer um menu com entrada, prato principal com acompanhamento e sobremesa