Pesquisa nacional com parceria da UFPR aponta que polarização política pode interferir no comportamento de brasileiros sobre a covid-19

 Pesquisa nacional com parceria da UFPR aponta que polarização política pode interferir no comportamento de brasileiros sobre a covid-19

Foto: divulgaçao/UFPR

imagem-destaque_celular-e-máscara_Freepik
Foto: divulgação/UFPR

Um estudo nacional com parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) mostra que a polarização política pode interferir no comportamento dos brasileiros sobre a covid-19. Os cidadãos que aprovam o desempenho do governo Jair Bolsonaro, por exemplo, estão menos preocupados com a covid-19 e possuem menor intenção de vacinação em relação àqueles que reprovam a atual gestão à frente da Presidência da República.

Segundo o professor do Departamento de Ciência Política da UFPR e integrante da pesquisa, Emerson Urizzi Cervi, o estudo surgiu para entender como se dá a relação entre a fonte de informação das pessoas e o conhecimento sobre o coronavírus.

A pesquisa dividiu as fontes de informação em 3 grupos: veículos tradicionais (TV, rádio), internet 1.0 (sites, blogs, Google) e internet 2.0 (redes sociais). Com isso, Emerson revela que foi possível concluir que os brasileiros com mais conhecimento sobre a covid-19 são os que usam mais portais de notícias na internet ou buscadores, como o Google. E o grupo que tem menos conhecimento é o que diz buscar informações em redes sociais.

A pesquisa foi conduzida pelo Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública da Universidade de Brasília (CPS/UnB), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Western University, do Canadá. Foram 2.771 brasileiros e brasileiras entrevistados, entre os dias 23 de setembro e 2 de outubro, em uma amostra com cotas de gênero, idade, região geográfica e classe social. Uma segunda etapa da pesquisa acontecerá após as eleições municipais. O objetivo é avaliar se as campanhas eleitorais irão afetar o nível de preocupação e informação das pessoas em relação à pandemia.

Para mais detalhes sobre a pesquisa, acesse: http://www.agenciacomunicacao.ufpr.br/site/?p=2103

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem