Pesquisa utiliza Inteligência Artificial para reduzir sobrecarga no sistema de saúde

 Pesquisa utiliza Inteligência Artificial para reduzir sobrecarga no sistema de saúde

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Um Pronto Atendimento Digital, orientado por inteligência artificial, pode aliviar a sobrecarga do sistema de saúde durante a pandemia. Foi isso que apontou um estudo feito pela PUC-PR, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto Laura Fressatto.

Por meio da ferramenta Laura Care, cria-se um Pronto Atendimento Digital, que realiza a triagem, o encaminhamento e o acompanhamento de pacientes com Covid-19.

Isso evita que pacientes com casos leves, que não precisam estar no hospital e que podem fazer o tratamento em casa, sobrecarreguem o sistema de saúde, conforme explica o médico, professor universitário e pesquisador, Murilo Guedes.

A plataforma pode também tirar eventuais dúvidas de pacientes. Os casos leves são acompanhados pela assistente virtual até a resolução do quadro.

Caso a situação se agrave, a ferramenta encaminha o paciente para o serviço de saúde. O pesquisador defende que o acompanhamento remoto de casos leves pode otimizar recursos e gerar economia financeira para os hospitais.

Os especialistas analisaram 24 mil atendimentos feitos com a plataforma, de julho a outubro de 2020, em Curitiba, São Bernardo do Campo (SP) e Catanduva (SP). Entre os casos, 44% dos pacientes foram classificados como leves. O estudo foi publicado em uma revista científica internacional sobre saúde e tecnologia.

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fdgth.2021.648585/full

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos