Pesquisadores da UFPR do Programa Antártico Brasileiro apresentam pesquisa inédita mesmo sem a expedição de 2020

 Pesquisadores da UFPR do Programa Antártico Brasileiro apresentam pesquisa inédita mesmo sem a expedição de 2020

Foto: divulgação/UFPR

P_20180221_091114-203x360
Foto: divulgação/UFPR

A expedição dos projetos de pesquisa do Programa Antártico Brasileiro, programados para ocorrer entre 2020 e 2021, foram cancelados por causa da pandemia do coronavírus. Em consenso com as equipes envolvidas dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente, do CNPQ e da Marinha, além de professores de dezenas de universidades brasileiras, a expedição para a Antártica deste verão foi cancelada, como explica o pesquisador da Universidade Federal do Paraná, César de Castro Martins:

Segundo os pesquisadores paranaenses envolvidos com a pesquisa, a decisão de postergar a expedição, que aconteceria a partir de outubro de 2020, tem por objetivo a segurança sanitária do Continente Antártico:

Apesar do cancelamento, os trabalhos das 16 instituições brasileiras envolvidas no programa não vão parar. De acordo com o pesquisador paranaense, no Centro de Estudos do Mar da universidade paranaense, as pesquisas estão mantidas:

Ainda de acordo com os pesquisadores paranaenses, uma pesquisa inédita está em andamento e analisa a temperatura da superfície do mar ao longo dos últimos 50 anos na Antártica. De acordo com César, os resultados até agora são promissores:

A expedição que estava programada para o próximo verão iria até a Antártica Ocidental. A programação vai ser retomada assim que a pandemia do coronavírus estiver controlada no mundo.

Reportagem: Angela Luvisotto

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem