Pesquisadores desenvolvem aplicativo que projeta expansão da Covid-19

 Pesquisadores desenvolvem aplicativo que projeta expansão da Covid-19

Foto: divulgação/UFPR

WhatsApp-Image-2020-06-10-at-5 21 08-PM
Foto: divulgação/UFPR

 Um aplicativo desenvolvido por pesquisadores das Universidades Federais do Paraná (UFPR) e de Pernambuco (UFPE) promete fazer projeções matemáticas da curva de contágio da Covid-19.

Segundo o professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Giovani Lopes Vasconcelos, o aplicativo chamado (Modinterv Covid-19) permite o monitoramento em tempo real da expansão do coronavírus de países, bem como de estados e cidades. Basta que o usuário selecione o local no menu para que o aplicativo mostre os resultados da projeção de casos confirmados e de óbitos.

As projeções matemáticas são feitas com base nos registros já existentes e divulgados publicamente por órgãos de saúde. Os dados são compilados, cruzados e submetidos a cálculos que permitem adiantar o cenário da pandemia no futuro.

Além da população em geral, comunidades científicas e o poder público também devem ser beneficiados com as projeções que poderão guiar políticas de enfrentamento ao coronavírus, como conta o professor Antônio Murilo Santos Macedo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O aplicativo Modinterv Covid-19 deverá ser disponibilizado gratuitamente para download em tabletes e smartphones nos próximos dias.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem