NacionalGeral

Pesquisadores estudam planta amazônica para extração de ouro

O pau-de-balsa também pode ajudar a recuperar áreas degradadas nos próprios garimpos

 Pesquisadores estudam planta amazônica para extração de ouro

Foto: Maurel Behling/Embrapa – Divulgação

Um estudo tenta criar um bioextrato de pau-de-balsa, uma planta amazônica, para fazer a extração de ouro. Uma versão da substância já é usada na região de Chocó, na Colômbia, mas o objetivo dos pesquisadores brasileiros é desenvolver uma alternativa que seja competitiva com o mercúrio. Segundo a pesquisadora da Embrapa Florestas Paranaense, Marina Morales, que é a responsável pela condução dos estudos, neste momento estão sendo testadas várias versões do produto.

Ela lembra que a iniciativa é importante porque o mercúrio é utilizado em garimpos ilegais, que provocam a contaminação do ambiente e das pessoas, com consequências graves.

A pesquisa também vai trabalhar com o sistema de produção do pau-de-balsa, já a espécie pode ajudar na recuperação de áreas degradadas nos próprios garimpos. Assim, o plantio poderia ser feito no mesmo local de produção do bioextrator, viabilizando uma biofábrica local.

A pesquisa conta com a parceria da Embrapa Agrossilvipastoril (MT), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Izabella Machado

Primavera e alergias: saiba como prevenir

Primavera e alergias: saiba como prevenir

Nova estação começa neste domingo (22)

Primavera começa com elevação de temperaturas

Primavera começa com elevação de temperaturas

Domingo permanece com nebulosidade na capital