Pesquisadores paranaenses apontam que Covid-19 pode comprometer vários órgãos

 Pesquisadores paranaenses apontam que Covid-19 pode comprometer vários órgãos

Foto: divulgação

WhatsApp-Image-2020-08-28-at-10 49 56
Foto: divulgação

Além de problemas no pulmão, a Covid-19 pode comprometer outros órgãos pelo corpo. É o que apontam pesquisadores do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) dos Hospitais Marcelino Champagnat e Cajuru que concluíram que o coronavírus afeta os vasos sanguíneos e pode provocar infecções em regiões vulneráveis do organismo, como no coração.

Doenças cardiovasculares, insuficiências e arritmias têm sido registradas em pacientes infectados pela Covid-19, como conta a cardiologista Camila Hartmann.

Os estudos identificaram disfunções na camada interna dos vasos cardíacos, que facilitam à formação de microtrombos, e também alteram a permeabilidade dos vasos, causando edemas entre as células do coração, podendo ocasionar arritmia cardíaca. Conforme a pesquisa, a longo prazo podem ocasionar fibrose cardíaca em pacientes internados ou mesmo após a alta. Os resultados dos estudos fizeram com que os pacientes internados passassem por avaliações da possibilidade de prejuízos ao coração e dos vasos sanguíneos, favorecendo o aparecimento de tromboses venosas, infartos e AVCs.

De acordo com a coordenadora do centro de estudos, Cristina Baena, o coronavírus não tem um padrão, age e causa lesões de formas diferentes nos pacientes.

As pesquisas são elaboradas por 25 profissionais da saúde e pesquisadores a partir de dados coletados de pacientes do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba. Conforme o intensivista, Jarbas da Silva Motta Junior, os pacientes com a Covid-19 são convidados a participar da pesquisa permitindo o uso de dados dos prontuários para análise da equipe. Ele conta que o material coletado até agora detectou a presença de pequenos coágulos e de uma fina camada de tecido que se forma nos vasos dos pulmões dos pacientes com Covid-19.

As descobertas apontam para a necessidade de tratamentos específicos que possam reverter os quadros de infecção.

Além dos resultados já publicados, o Centro de Pesquisa conta com 12 projetos em andamento e busca recursos para um estudo de acompanhamento de pacientes pós alta.

Reportagem: Leonardo Gomes

WhatsApp-Image-2020-08-28-at-10 49 57
Foto: divulgação
WhatsApp-Image-2020-08-28-at-10 49 59
Foto: divulgação
WhatsApp-Image-2020-08-28-at-10 50 00
Foto: divulgação
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos