Pessoas com 66 a 60 anos começam a receber segunda dose de imunizante contra Covid-19 em Curitiba

 Pessoas com 66 a 60 anos começam a receber segunda dose de imunizante contra Covid-19 em Curitiba

Foto: Jonathan Campos/AEN

Pessoas com 66 a 60 anos recebem a partir de hoje (terça-feira, 6) a segunda dose da vacina Astrazeneca em Curitiba.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, o cronograma será por escalonamento de idade, iniciando pelos moradores com 66 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho. Idosos que tenham recebido a primeira dose da vacina Astrazeneca fora do cronograma oficial e em períodos de repescagem deverão se atentar ao intervalo entre a primeira e a segunda dose, que deve ser de 90 dias. Já quem recebeu a carteirinha com a sugestão de data para a segunda dose pode optar por ela, caso esteja diferente do cronograma.

Ainda segundo a secretária, o cronograma por escalonamento de idade é a forma de distribuir o fluxo, para evitar filas e aglomerações e, também, garantir o intervalo adequado entre as doses. Quem faz parte do público para a segunda dose deve buscar um dos pontos de vacinação contra a Covid-19, levar um documento de identificação com foto, CPF e a carteirinha recebida na primeira aplicação. Já quem não recebeu ou perdeu a carteirinha, pode consultar a data da aplicação e o laboratório da vacina pelo site saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo Saúde Já.

A secretaria orienta ainda que caso o idoso tenha tomado a vacina da campanha contra a gripe, é preciso respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos