Piraquara suspende aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 por falta de doses

 Piraquara suspende aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 por falta de doses

Foto: Jonathan Campos/AEN

O município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, suspendeu a segunda aplicação da vacina contra a Covid-19, por falta de doses. A vacinação está suspensa para as pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a Sinovac.

A Secretária Municipal de Saúde de Piraquara, Gláucia Buss Guimarães, diz que o município seguiu a orientação do Ministério da Saúde e não realizou a reserva de vacinas para a segunda aplicação; e que acabou sendo surpreendido com o esvaziamento dos estoques.

No sábado (24), Piraquara já havia suspenso a aplicação da primeira dose da vacina, paralisando a imunização contra a Covid-19 no público de 61 anos. O município aplicou no fim de semana doses da Astrazeneca, produzida pela Fiocruz, em parceria com a Universidade de Oxford.

A Secretaria Municipal da Saúde tinha ciência que as doses para a segunda aplicação da Coronavac iriam acabar em breve, mas apesar de ter previsto o cenário, sequer era possível reservar as doses disponíveis no município, por serem de laboratórios diferentes.

A secretária diz ter notificado a Secretaria Estadual de Saúde, mas afirma que o Governo do Estado ainda não deu um retorno, com uma previsão de quando serão enviadas novas doses da Coronavac ao município. Ela prevê que a suspensão na aplicação da segunda dose pode ocorrer em breve, em outros municípios do estado.

Segundo a secretária, o Ministério da Saúde reconheceu que existem outras cidades do país que enfrentam um mesmo problema e que o atraso na aplicação da segunda dose da vacina não deve gerar prejuízos à imunização da população. Ela comenta, porém, que não há um estudo científico que comprove esta afirmação.

A suspensão na campanha de vacinação da segunda dose em Piraquara atinge pessoas de 65 a 69 anos de idade, que receberão a primeira dose da Corovavac.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos