PNAD Covid-19: número de paranaenses que não se previne do coronavírus cai 48% em um mês

 PNAD Covid-19: número de paranaenses que não se previne do coronavírus cai 48% em um mês

Foto: Marcelo Seabra/ Agência Pará

Pnad-Covid_sem19_HOME_Marcelo-Seabra_Agencia-Par
Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

Pelo segundo mês consecutivo caiu o número de paranaenses que mantém o isolamento domiciliar. De acordo com a pesquisa mensal do IBGE, em setembro, cerca de dois milhões e duzentas e cinquenta mil pessoas respeitaram as diretrizes de prevenção à Covid-19. Em julho, mais de dois milhões e oitocentas mil pessoas priorizavam o isolamento. Ou seja, em dois meses, a redução foi de quase seiscentos mil paranaenses.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) também revela o aumento do número de pessoas que não tomaram nenhuma medida de prevenção à Covid-19. Conforme o IBGE, em setembro, 160 mil pessoas responderam que não mudam hábitos para se prevenir do coronavírus. O número de paranaenses que não se preocupam mais com o contágio aumentou 48% em apenas um mês.

Ainda conforme a PNAD, quatro milhões de paranaenses responderam que mantém o isolamento sempre que possível, mas que precisam sair de casa para atividades básicas. Outros cinco milhões de habitantes avaliam que diminuíram os contatos sociais, mas continuam saindo de casa sem necessidade ou recebendo visitas em casa.

Em relação aos testes, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios mostrou que o número de paranaenses que realizou exames para Covid-19 praticamente dobrou de julho até setembro. Em um período de dois meses, houve um salto de 520 mil para 960 mil. O levantamento do IBGE mostra que 164 mil pessoas haviam testado positivo para a doença até o mês passado. Até ontem (25), segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná acumula mais de 205 mil infectados e mais de 5 mil mortes.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos