Portos de Antonina e Paranaguá batem recordes de importações e exportações em fevereiro e também no acumulado do primeiro bimestre do ano

 Portos de Antonina e Paranaguá batem recordes de importações e exportações em fevereiro e também no acumulado do primeiro bimestre do ano
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Com quase 40% de alta em relação a 2021, a movimentação portuária do Paraná bateu recorde em fevereiro. Foram mais de cinco milhões de importações e exportações realizadas no período nos portos de Antonina e Paranaguá. Recordes, aliás, que também foram batidos no primeiro bimestre do ano, com mais de nove milhões de toneladas e crescimento de 27% em número de exportações e importações em relação ao ano anterior.

O segmento que puxou a alta foi o de Granéis Sólidos. No primeiro bimestre, por exemplo, respondeu por quase 64% da movimentação e em fevereiro os índices foram ainda mais altos, com 68% da movimentação total. Representando os três segmentos – carga geral, granéis líquidos e granéis sólidos – 5 milhões de toneladas de cargas foram exportadas pelos portos paranaenses no primeiro bimestre, o que representa um crescimento de 46% em relação ao mesmo período de 2021.

E no caso da importação, o crescimento apresentado no bimestre, em relação ao ano anterior, também foi de 46%, com a chegada de mais de 4 milhões de toneladas nos portos de Paranaguá e Antonina. Destaque principalmente para o Porto de Antonina que registrou uma movimentação 157% maior no acumulado do primeiro bimestre deste ano, com 313 mil toneladas de carga. 

Reportagem: Vanessa Fontanelli

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem