ParanáEconomia

Portos do Paraná batem recordes de movimentação

O recorde foi puxado pelo aumento de exportação de soja e açúcar

 Portos do Paraná batem recordes de movimentação

Foto: Claudio Neves/ Portos do Paraná

Mais de 65 milhões de toneladas foram movimentadas no ano passado pelos Portos do Paraná. O número é o maior já alcançado na história da instituição, fundada em 1935.

O recorde foi puxado pelo aumento de exportação de soja (47%) e açúcar (27%), se comparadas ao ano de 2022. Na importação o crescimento foi de 1%, com mais 22 milhões de toneladas, sendo considerado o maior canal de importação de fertilizantes do Brasil, em 2023, representou 25% da movimentação nacional. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, relata que o crescimento é um conjunto de forças.

A expectativa para o ano de 2024 é um crescimento ainda maior. Para suprir esta demanda, será construído o Moegão, obra orçada em R$ 592 milhões, e que consiste na implantação de um sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a obra com 80% financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento, deixará o Porto muito mais eficiente, com um ganho será de 63% na capacidade de desembarque de cargas.

Segundo o presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, o projeto vai reduzir o custo e aumentar a eficiência da agricultura brasileira.

Além do crescimento de movimentação, o ano passado registrou um crescimento na geração de empregos. Em 2023, mais de 600 pessoas realizaram treinamentos de integração, representando um crescimento de 24,5% em comparação a 2022.

Reportagem: Lucas Marconsoni

Avatar

Paula Duraes

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Caso foi registrado nesta quinta-feira (16), no oeste do Paraná. Suspeito confessou o crime