Postos de combustíveis de Curitiba são alvo de fiscalização da ANP e do Procon

 Postos de combustíveis de Curitiba são alvo de fiscalização da ANP e do Procon
Foto: Leonardo Gomes/BandNews Fm Curitiba

Alvos de denúncias, três postos de combustíveis foram fiscalizados nesta quinta-feira (25) em Curitiba. Segundo as investigações, os estabelecimentos estariam comercializando combustíveis adulterados. A ação foi realizada nos bairros Rebouças, Fanny e Água Verde pela Polícia Civil, em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Procon-PR. As fiscalizações fazem parte de operação que iniciou no dia 6 deste mês e já vistoriou 12 postos.

O delegado Cássio André Dias Conceição, da Delcon, a Delegacia do Consumidor, explica que a força-tarefa visita os locais com base em denúncias da população.

Durante as fiscalizações desta quinta-feira (25), nenhum dos três postos denunciados apresentou irregularidades na venda e qualidade dos combustíveis. Porém, as autuações ficaram por conta da venda de produtos fora do prazo de validade. Os itens foram descartados e os proprietários notificados pelo Procon-PR. Ao longo das últimas semanas de operação, três pessoas foram conduzidas à delegacia após o flagrante de irregularidades. No último dia 13, um homem foi preso por vender gasolina adulterada em um posto bairro Sítio Cercado. No local, os fiscais comprovaram que a cada litro de gasolina, 72% da composição era etanol.

De acordo com a legislação, o teor máximo de etanol por litro deve ser de 27%. O delegado reforça a importância da participação ativa dos consumidores. Segundo Conceição, a suspeita já é suficiente para registrar um pedido de apuração.

Conforme a polícia, as fiscalizações seguem até 5 de dezembro e mais 4 postos devem ser vistoriados. Conforme o Procon-PR, em apenas um dos locais fiscalizados hoje (quinta-feira, 25) mais de 30 produtos fora da validade foram encontradas nas prateleiras das lojas de conveniência. A advogada do Procon-PR, Daniele Mokwa (MOQVÁ), alerta para a importância do consumidor ter atenção na hora da compra e do abastecimento.

Denúncias podem ser feitas pelo 0800-041-1512, pelo site: procon.pr.gov.br ou ainda diretamente na Delegacia de Proteção ao Consumidor no 3883-7100

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem