Postos do SINE das Ruas da Cidadania passam a atender com horário agendado pela internet

 Postos do SINE das Ruas da Cidadania passam a atender com horário agendado pela internet

Foto: Ricardo Marajó/FAS (Arquivo)

Foto: Ricardo Marajó/FAS (Arquivo)

A partir de hoje (10), todos os serviços oferecidos pelos dez postos municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que ficam nas Ruas da Cidadania, passam a ser feitos por meio de agendamento pela internet. O sistema, que já era usado para habilitação ao seguro-desemprego, agora vale também para a pesquisa de vagas de emprego, alteração de cadastro do trabalhador e busca de carta de encaminhamento para entrevistas, além de solicitação de Carteira de Trabalho.

O diretor de relações para o trabalho da Fundação de Ação Social (FAS), Cesário Ferreira Filho, explica que a iniciativa deve servir para garantir o atendimento eficaz de quem procurar os postos, evitando idas frustradas aos locais.

Na prática, o trabalhador pode agendar o dia e o horário para atendimento e não precisará mais enfrentar filas para isso. Por enquanto, quem procurar os postos mesmo sem fazer o agendamento vai ser atendido normalmente. Mas a proposta é que, com o tempo, o atendimento seja feito somente com agendamento prévio.

Todos os dias, os postos municipais do Sine registram, em média, 700 atendimentos para pesquisa de vagas; encaminhamentos para emprego; e emissão de Carteira de Trabalho; e mais 160 atendimentos para habilitação do Seguro-Desemprego. O agendamento pode ser feito sempre a partir das 8h, com horários disponíveis das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Para agendar algum serviço, é preciso acessar o site da Prefeitura de Curitiba e clicar no banner digital “Agende seu atendimento no SINE”.

O acesso também pode ser feito direto na página de Trabalho e Emprego da administração pública – basta seguir o passo a passo conforme o serviço selecionado. Caso o trabalhador não tenha internet em casa, a Prefeitura oferece espaços com acesso gratuito nos Telecentros das Ruas da Cidadania, Faróis do Saber, bibliotecas públicas e em 11 pontos turísticos com rede wi-fi gratuita.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Foto: Ricardo Marajó/FAS (Arquivo)
Foto: Ricardo Marajó/FAS (Arquivo)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem