CuritibaTrânsito

Praça Osório é interditada após transtornos causados pela chuva

Foi identificado o risco de queda de placas de um edifício no entorno da praça

 Praça Osório é interditada após transtornos causados pela chuva

Reprodução/Bora PR

A chuva e os ventos fortes que atingem Curitiba desde ontem (quinta, 24) causaram o bloqueio completo de uma das ruas de acesso à Praça Osório, no Centro. A interrupção do tráfego foi uma medida preventiva adotada após a identificação do risco de queda de placas do prédio da Universidade Positivo. O bloqueio determinado pela Defesa Civil de Curitiba impede a circulação de carros na rua lateral da praça Osório, entre a Rua Voluntários da Pátria e a Travessa Jesuíno Marcondes. Segundo a Prefeitura de Curitiba, a interrupção será mantida até que o problema seja resolvido.

Veja mais:

Em nota, a universidade informou que “por conta da força do vento da noite de ontem, algumas estruturas de placas leves se soltaram”. No entanto, como não teria sido identificado risco para os pedestres, as aulas foram mantidas normalmente. Segundo a Universidade Positivo, “as áreas de risco foram isoladas e o engenheiro da obra está com uma equipe no local desde ontem, trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível”. Não há previsão de conclusão do reparo.

Apesar da normalidade no rito das aulas, a interdição da rua causa transtornos para o trânsito e para o comércio desde ontem (quinta, 24). O empresário Gerson Saulo, proprietário de uma loja de roupas masculinas, explica que o bloqueio da rua derrubou o movimento:

A Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) informou que fez uma vistoria no prédio da Universidade Positivo na quinta-feira (24), constatando o risco de acidentes. O proprietário do edifício foi notificado para retirar as placas com risco de queda ou fazer o reparo imediato da estrutura. A Guarda Municipal e a Superintendência de Trânsito (Setran) bloquearam a área da calçada e do estacionamento em frente ao imóvel, “que devem permanecer isoladas até que seja feito o reparo no imóvel”.

Devido às chuvas, a Defesa Civil atendeu oito chamados de emergência, a maioria deles relacionados à queda de árvores ou galhos. Solicitações foram registradas em bairros das regiões norte, sul, leste e central. Os ventos, segundo o Simepar, chegaram a 45 km/h. Até 8h30, o acumulado de chuva registrado na estação meteorológica foi de 25 milímetros. O índice deve ser atualizado até o final do dia.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Criança de 10 anos morre após passar mal em colégio

Criança de 10 anos morre após passar mal em colégio

Caso aconteceu nesta segunda-feira (16) no município de Rebouças, no Paraná

Animal silvestre é resgatado em Pinhais (PR)

Animal silvestre é resgatado em Pinhais (PR)

Macaco foi encontrado dentro de uma gaiola na casa do suspeito

Marcado Júri de mandante de morte de fiscal de combustíveis

Marcado Júri de mandante de morte de fiscal de combustíveis

O julgamento está previsto para os dias 10,11 e 12 de setembro de 2025.