ParanáGeral

Praias paranaenses estão entre as mais limpas do Brasil

Com 91% de pontos próprios, o Estado só fica atrás do Rio Grande do Sul

 Praias paranaenses estão entre as mais limpas do Brasil

Foto: Albari Rosa/ AEN

As praias do Paraná estão entre as mais limpas do país. O resultado leva em consideração comparações feitas pela BandNews Curitiba em análises ambientais feitas em praias de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

91% dos pontos paranaenses analisados pelo Instituto Água e Terra são considerados próprios para banho, de acordo com o último boletim de balneabilidade.

Com esse resultado, o Paraná fica bem próximo ao Rio Grande do Sul, que tem 92% das praias próprias para banho, e fica atrás de Sergipe, que tem 100% dos 19 trechos analisados em boas condições. Os dois são os únicos no país com índice de balneabilidade acima de 90%.

Veja mais:

praias mais limpas do brasil paraná
Foto: Roberto Dziura Jr/ AEN

De acordo com a chefe da Divisão de Monitoramento do Instituto Água e Terra, Christine Xavier, o aumento de veranistas interfere na qualidade da água nesta época do ano, mas no geral o Estado tem mantido bons resultados.

Os frequentes investimentos nos municípios litorâneos estão entre os principais motivos para que o Paraná se destaque nacionalmente, segundo o Governo do Paraná.

A situação é desconfortável em outras regiões. As praias catarinenses, por exemplo, tiveram o pior início de verão em 21 anos na questão da balneabilidade. Metade das praias do estado vizinho está com a água contaminada.

As mais famosas praias do Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, tiveram o pior início de verão em 21 anos na questão da balneabilidade. As praias de Canasvieiras, Jurerê e Ingleses estão com muitos pontos impróprios para banho, segundo análise do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. No total, são 238 pontos analisados no Estado, sendo que 121 são considerados inadequados. 

Por outro lado, o Rio de Janeiro tem 77% de praias aptas para banho. Já São Paulo, tem 88% das praias limpas, de acordo com os últimos levantamentos.

Milhares de visitantes

As praias paranaenses atraem milhares de turistas, principalmente durante a temporada de verão.

Matinhos, que recebeu obras de engorda da areia recentemente, Guaratuba e Pontal do Paraná são os municípios mais visitados.

Análises semanais

Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT, durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do instituto, em Curitiba.

A análise laboratorial é feita em localidades do Litoral (59 pontos) e em prainhas de água doce das costas Oeste e Norte do Paraná (17 áreas).

Reportagem: Lorena Pelanda, com AEN/PR

Avatar

Frederico Machado

Domingo tem temperatura elevada com chuva, em Curitiba

Domingo tem temperatura elevada com chuva, em Curitiba

Nebulosidade abrange grande parte do Paraná, sol aparece entre nuvens em todas as regiões

Porto de Paranaguá retoma operações após incêndio

Porto de Paranaguá retoma operações após incêndio

As operações haviam sido interrompidas devido ao incêndio registrado na tarde de sexta-feira (23)

Homem atropelado por trem fica gravemente ferido

Homem atropelado por trem fica gravemente ferido

O acidente aconteceu no Caminho do Itupava, próximo à roda d’água, em Quatro Barras

Motorista de caminhão morre em acidente na Estrada da Limeira

Motorista de caminhão morre em acidente na Estrada da Limeira

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi ejetada do veículo e morreu prensada pelo