ParanáCidades

Prefeito de Guaratuba é multado por irregularidade em contratação

Decisão do TCE-PR aponta que Roberto Justus autorizou dispensa de licitação indevida

 Prefeito de Guaratuba é multado por irregularidade em contratação

Foto: Prefeitura de Guaratuba

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, foi multado pelo Tribunal de Contas do Paraná (TRE-PR) por autorizar dispensa de licitação indevida no município. São duas multas que, somadas, totalizam R$ 10.600. A medida atende a uma denúncia de que a Prefeitura de Guaratuba cometeu irregularidades na contratação direta de um escritório de advocacia, sem licitação e por prazo indeterminado, para prestação de serviços referentes à recuperação de valores oriundos de royalties da exploração de petróleo em alto-mar.

Para o TCE, houve falha na pesquisa e justificação do preço estabelecido da contratação, além de fixação indeterminada do valor dos honorários a serem pagos. O Tribunal também reconheceu “excessiva onerosidade do modelo remuneratório estabelecido”. O prefeito de Guaratuba também tem 30 dias para tomar providências relativas ao reajuste de valores do contrato com base em pesquisa de mercado, com modelos contratuais menos onerosos.

Os pagamentos ao escritório também devem ser suspensos pelo município até que seja feita a análise dos valores pagos. Segundo o TCE-PR, a decisão foi comunicada também ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) e à Câmara Municipal de Guaratuba por considerar uma possível prática de ato de improbidade administrativa. Desta forma, ambas as instituições poderão avaliar e tomar medidas que entenderem cabíveis.

Em nota para a reportagem, o prefeito de Guaratuba afirmou que a gestão anterior deixou de recuperar valores que deveriam ser repassados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) ao município a título de royalties, o que gerou um prejuízo, e que o município não pode abrir mão dos valores, por isso foi feita a contratação. Ressaltou, ainda, que irá pagar a multa com dinheiro do próprio bolso com a certeza de que, assim, garantirá recursos aos cofres municipais para investimentos em saúde e educação.

Veja mais:

Reportagem: Bárbara Hammes

Avatar

Izabella Machado

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Deste total, 8 mil toneladas já foram enviadas ao Rio Grande do Sul