PolíticaGeral

Prefeitura no Paraná é alvo de mandados de busca

Polícia Civil apura possíveis fraudes em licitações. Montante envolvido ultrapassa os R$ 14 milhões

 Prefeitura no Paraná é alvo de mandados de busca

Fotos: PCPR

Uma série de supostas fraudes em licitações são investigadas pela Polícia Civil no município de Santa Helena, no Oeste do Paraná. Vinte e dois mandados de busca e apreensão são cumpridos nas residências dos envolvidos, empresas, em um gabinete na Câmara Municipal e em quatro gabinetes na Prefeitura Municipal. Segundo a polícia, as fraudes estariam relacionadas a contratos de prestação de serviços de preparação de atletas, serviços de arbitragem, aulas de violão, balé, viola e outras, entre 2017 e 2024, totalizando mais de R$ 14 milhões.

A investigação aponta que empresas ligadas a agentes públicos estavam em nome de laranjas e teriam formado um conluio para frustrar a competitividade dos processos licitatórios e se alternavam como vencedoras. Além de não prestar a totalidade dos serviços e receber por todos eles, a polícia também teria descoberto que agentes públicos ligados à prefeitura e câmara realizavam o direcionamento das licitações para que as empresas se tornassem vencedoras e não fiscalizavam adequadamente a execução do contrato.

Os crimes apurados são fraude a licitação, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O nome das pessoas ou empresas envolvidas não foram divulgados. A reportagem tenta contato com a prefeitura de Santa Helena.

Informação: Leonardo Gomes

Avatar

Olívia Marques

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

A média é de 100 denúncias por dia no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral