Prefeitura vai esperar para se manifestar sobre a liminar do TCE

A Prefeitura de Curitiba vai esperar um parecer técnico da Urbs para se manifestar sobre a liminar no Tribunal de Contas do Estado que determina a redução de 43 centavos no valor da tarifa técnica no transporte público da cidade. O TCE deu um prazo de 15 dias para que o executivo tome as providências e, segundo a vice-prefeita, Mirian Gonçalves, ainda é muito cedo para afirmar se a prefeitura está ou não de acordo com decisões do Tribunal.

A auditoria do transporte coletivo da capital, realizada pelo TCE, considerou que seis itens que compõem a planilha de custos do transporte público da capital não deveriam ser cobrados. Entre eles, quatro competem às empresas e dois são de responsabilidade da prefeitura: a taxa de gerenciamento do sistema, no valor de 4%, cobrada pela Urbs, e o valor do Hibribus.

A medida deve valer a partir do próximo reajuste da passagem, que vai ser negociado com as empresas ao longo do mês de fevereiro. Mesmo sem um posicionamento oficial da prefeitura, Mirian Gonçalves afirma que o executivo não deve recorrer judicialmente das decisões do TCE.

A decisão do Tribunal de Contas foi apresentada nesta quinta-feira (30). No entanto, mesmo com a redução de 43 centavos na tarifa técnica, o preço repassado ao usuário pode não baixar. Hoje, a tarifa técnica custa R$ 2,93 e, devido a subsídios, o valor pago pelo usuário é de R$ 2,70. Se fosse cumprida a orientação do Tribunal, a tarifa técnica passaria para 2 reais e 50 centavos, mas com o reajuste anual e o possível fim do subsídio, o valor final do passageiro pode até aumentar.

A liminar não determina uma punição em caso de descumprimento, mas o TCE pode aplicar multas. A auditoria do transporte público de Curitiba apresentou o relatório final em setembro do ano passado com 18 irregularidades. Destas, seis foram aceitas pelo conselheiro Nestor Batista. As demais ainda serão analisadas.

A liminar ainda vai passar por uma votação na sessão do pleno do Tribunal de Contas, na quinta-feira. O Sindicato das Empresas de Transporte Público de Curitiba e Região Metropolitana também foi procurado, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Assaltantes são presos durante Operação “Irmãos Metralha”

Assaltantes são presos durante Operação “Irmãos Metralha”

Criminosos são suspeitos de cometer assaltos à lojas e bancos em diferentes regiões do Paraná

Ambev vai ampliar produção em nova fábrica no Paraná

Ambev vai ampliar produção em nova fábrica no Paraná

Previsão da empresa é fabricar 1,5 mil garrafas por minuto, ultrapassando 14 milhões por mês

Sem Bento e Canobbio, Athletico segue preparação para próximo jogo

Sem Bento e Canobbio, Athletico segue preparação para próximo jogo

Convocados para disputa da Copa América, atletas desfalcam o Furacão por oito rodadas do Brasileirão