Preparativos para a Copa dividem opiniões de curitibanos

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

A menos de 30 dias do início da Copa do Mundo 2014, tem gente aqui em Curitiba em ritmo acelerado para deixar a casa bonita para o Mundial. A ideia é preparar o ambiente com tudo o que tem direito, e muito verde e amarelo, claro, para receber os amigos e parentes nos dias dos jogos. Principalmente os da seleção brasileira. Uma dessas pessoas é o professor Eduardo Miranda, que mora no bairro Boa Vista. Na casa dele, a agitação começou há cerca de duas semanas, a partir de uma brincadeira.

Ele também conta que os preparativos para a Copa, na casa dele, vão bem além da pintura.

Mas também tem gente que não pretende fazer nada disso. O contador Wladyr Milício, por exemplo, até concorda com a empolgação dos torcedores mais dedicados, mas explica que nunca pensou em aderir, de fato, à onda verde e amarela.

Já a jornalista Vanuza Machado é totalmente contrária à ideia de investir tempo e dinheiro somente para entrar no clima do Mundial.

O pesquisador Gehad Hajar, do Núcleo de Estudos dos Processos Identitários da Universidade Federal do Paraná, explica que, em se tratando do curitibano, é normal haver grandes diferenças de opinião. Segundo ele, entre as características mais marcantes da cidade está justamente a divisão da população em tribos.

Ainda conforme o pesquisador, a cautela do curitibano na hora de aderir a manifestações próprias de eventos como a Copa do Mundo tem raízes históricas, ou seja, não é apenas uma questão de vontade.

A discussão sobre a decoração de imóveis durante a Copa tem ganhado espaço nas redes sociais em todo o país, muito em virtude de boatos como o da suposta lei federal que forçaria os brasileiros a pintarem as casas. De acordo com o texto, que é falso, claro, os cidadãos que descumprissem a determinação seriam penalizados com multa entre R$ 5 e 50 mil reais. Além disso, na norma de mentirinha também estaria prevista uma ajuda do governo para quem ganha até um salário mínimo, a chamada de ‘Bolsa Copa do Mundo’. Tudo em nome do clima de torcida para o Mundial. Mas a notícia não passa de uma piada, e os brasileiros de Curitiba ou qualquer outra cidade do país podem ficar tranquilos. As casas podem ficar da cor que os moradores quiserem. Até mesmo verde e amarelo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.