EsportesFutebol

Pressionado por Sul-Americana, Osorio busca título continental inédito na carreira

Confira o retrospecto do novo treinador do Athletico na Libertadores e na Copa Sul-Americana

 Pressionado por Sul-Americana, Osorio busca título continental inédito na carreira

Foto: Gustavo Oliveira/ CAP

Juan Carlos Osorio deu início aos primeiros trabalhos do Athletico para 2024. Escolhido para ser o treinador no ano do centenário do clube, o colombiano será pressionado para conquistar um título importante na temporada.

Uma das oportunidades será na Copa Sul-Americana. O Furacão é o único clube brasileiro que conquistou duas vezes a competição e, caso vencesse novamente, seria o primeiro tricampeão do torneio.

Aos 62 anos, uma das qualificações de Osorio é a experiência. Durante os 18 anos como técnico, o colombiano vai em busca da primeira conquista continental da carreira.

Veja mais:

juan carlos osorio athletico furacão campanha copa sul-americana libertadores histórico treinador técnico colombiano atlético nacional conquista inédita
Foto: Cahuê Miranda/ CAP

Confira o histórico de Juan Carlos Osorio em edições de Libertadores e Sul-Americanas:

2010) Once Caldas – Oitavas de final da Libertadores

Na primeira competição intercontinental da carreira, o treinador caiu no grupo da morte daquela edição, com São Paulo, Monterrey (MÉX) e Nacional (PAR).

O Once Caldas passou em segundo no grupo, mas foi eliminado nas oitavas para o Libertad (PAR), com 2 a 1 no placar agregado e sofrendo um gol no fim da partida. 

2011) Once Caldas – Quartas de final da Libertadores

No grupo A, com Libertad, Universidad San Martín (PER) e Atlético San Luis (MÉX), novamente ficou na segunda posição. Diferente da última edição, o Once Caldas sobreviveu às oitavas, após eliminar o Cruzeiro, de virada, em Minas Gerais.

Nas quartas, enfrentou o Santos e caiu para o campeão da competição, por 2 a 1 no agregado.

2013) Atlético Nacional – Quartas de final da Sul-Americana

Na primeira Sul-Americana da carreira, Osorio conseguiu levar a equipe até às quartas. Durante a competição eliminou o Inti Gas (PER), o Guaraní do Paraguai e o Bahia.

Foi eliminado para o São Paulo, por 3 a 2 no agregado.

2014) Atlético Nacional – Vice-campeão da Sul-Americana

O treinador colombiano chegou muito perto de conquistar a primeira taça continental da carreira, mas viu o River Plate se sagrar campeão.

Antes da decisão, o Atlético Nacional passou por Deportivo La Guaira (VEN), General Díaz (PAR), Vitória, Universidad César Vallejo (PER) e São Paulo. Na final, empatou em 1 a 1 na Colômbia, mas foi derrotado por 2 a 0 no Monumental de Núñez.

juan carlos osorio novo treinador athletico paranaense retrsopecto histórico libertadores copa sul-americana
Foto: Gustavo Oliveira/ CAP

2015) Atlético Nacional – Oitavas de final da Libertadores

Antes de ir treinar o São Paulo, o treinador caiu novamente nas oitavas de final. Na fase de grupos, ficou em primeiro lugar contra adversários difíceis, como Estudiantes (ARG), Libertad e Barcelona de Guayaquil (EQU).

Na próxima fase, enfrentou o Emelec e decepcionou, após perder o jogo de ida por 2 a 0 e não conseguir reverter o resultado em casa. 

2020) Atlético Nacional – 2ª fase da Sul-Americana

Após um tempo no comando de seleções, retornou para o Atlético Nacional, mas foi eliminado precocemente na Sul-Americana.

Na 1ª fase, passou pelo Huracán (ARG), por 4 a 1 no agregado. Pela 2ª fase (etapa antes das oitavas), caiu para o River Plate do Uruguai, após perder por 3 a 1 no jogo de volta.

2021) América de Cali – Oitavas de final da Sul-Americana

Osorio assumiu a equipe após a eliminação na fase de grupos da Libertadores. Com a terceira posição, o América foi para a Sul-Americana, mas também não teve muita sorte.

Nas oitavas de final, não resistiu ao Athletico, que venceu por 1 a 0 na Colômbia e por 4 a 1 na Arena da Baixada. Naquela ocasião, o Furacão faturou pela segunda vez a Sula.

2022) América de Cali – 1ª fase da Sul-Americana

Pela última competição continental disputada, o treinador teve o pior desempenho da carreira. A equipe de Cali caiu para o Independiente Medellín na fase preliminar da competição, etapa que vem antes da fase de grupos.

O time de Osorio perdeu por 2 a 1 no jogo de ida, mas buscou o resultado e levou a decisão para as penalidades em casa. O América perdeu três cobranças e viu o rival colombiano avançar na competição.

Reportagem: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Athletico libera novo lote de ingressos para venda

Athletico libera novo lote de ingressos para venda

Equipe pode se livrar do rebaixamento na quinta-feira, diante do Bragantino

Diretoria do Coritiba começa sondagem a possíveis reforços

Diretoria do Coritiba começa sondagem a possíveis reforços

Entre posições procuradas estão atletas para zaga, meio e ataque

Coritiba começa montagem da equipe para temporada 2025

Coritiba começa montagem da equipe para temporada 2025

Clube renovou contrato com goleiro e encaminhou acerto em definitivo

Athletico empata e segue na luta contra o rebaixamento

Athletico empata e segue na luta contra o rebaixamento

Furacão leva a decisão para confronto direto contra o Red Bull Bragantino na próxima rodada