EsportesFutebol

Pressionado por Sul-Americana, Osorio busca título continental inédito na carreira

Confira o retrospecto do novo treinador do Athletico na Libertadores e na Copa Sul-Americana

 Pressionado por Sul-Americana, Osorio busca título continental inédito na carreira

Foto: Gustavo Oliveira/ CAP

Juan Carlos Osorio deu início aos primeiros trabalhos do Athletico para 2024. Escolhido para ser o treinador no ano do centenário do clube, o colombiano será pressionado para conquistar um título importante na temporada.

Uma das oportunidades será na Copa Sul-Americana. O Furacão é o único clube brasileiro que conquistou duas vezes a competição e, caso vencesse novamente, seria o primeiro tricampeão do torneio.

Aos 62 anos, uma das qualificações de Osorio é a experiência. Durante os 18 anos como técnico, o colombiano vai em busca da primeira conquista continental da carreira.

Veja mais:

juan carlos osorio athletico furacão campanha copa sul-americana libertadores histórico treinador técnico colombiano atlético nacional conquista inédita
Foto: Cahuê Miranda/ CAP

Confira o histórico de Juan Carlos Osorio em edições de Libertadores e Sul-Americanas:

2010) Once Caldas – Oitavas de final da Libertadores

Na primeira competição intercontinental da carreira, o treinador caiu no grupo da morte daquela edição, com São Paulo, Monterrey (MÉX) e Nacional (PAR).

O Once Caldas passou em segundo no grupo, mas foi eliminado nas oitavas para o Libertad (PAR), com 2 a 1 no placar agregado e sofrendo um gol no fim da partida. 

2011) Once Caldas – Quartas de final da Libertadores

No grupo A, com Libertad, Universidad San Martín (PER) e Atlético San Luis (MÉX), novamente ficou na segunda posição. Diferente da última edição, o Once Caldas sobreviveu às oitavas, após eliminar o Cruzeiro, de virada, em Minas Gerais.

Nas quartas, enfrentou o Santos e caiu para o campeão da competição, por 2 a 1 no agregado.

2013) Atlético Nacional – Quartas de final da Sul-Americana

Na primeira Sul-Americana da carreira, Osorio conseguiu levar a equipe até às quartas. Durante a competição eliminou o Inti Gas (PER), o Guaraní do Paraguai e o Bahia.

Foi eliminado para o São Paulo, por 3 a 2 no agregado.

2014) Atlético Nacional – Vice-campeão da Sul-Americana

O treinador colombiano chegou muito perto de conquistar a primeira taça continental da carreira, mas viu o River Plate se sagrar campeão.

Antes da decisão, o Atlético Nacional passou por Deportivo La Guaira (VEN), General Díaz (PAR), Vitória, Universidad César Vallejo (PER) e São Paulo. Na final, empatou em 1 a 1 na Colômbia, mas foi derrotado por 2 a 0 no Monumental de Núñez.

juan carlos osorio novo treinador athletico paranaense retrsopecto histórico libertadores copa sul-americana
Foto: Gustavo Oliveira/ CAP

2015) Atlético Nacional – Oitavas de final da Libertadores

Antes de ir treinar o São Paulo, o treinador caiu novamente nas oitavas de final. Na fase de grupos, ficou em primeiro lugar contra adversários difíceis, como Estudiantes (ARG), Libertad e Barcelona de Guayaquil (EQU).

Na próxima fase, enfrentou o Emelec e decepcionou, após perder o jogo de ida por 2 a 0 e não conseguir reverter o resultado em casa. 

2020) Atlético Nacional – 2ª fase da Sul-Americana

Após um tempo no comando de seleções, retornou para o Atlético Nacional, mas foi eliminado precocemente na Sul-Americana.

Na 1ª fase, passou pelo Huracán (ARG), por 4 a 1 no agregado. Pela 2ª fase (etapa antes das oitavas), caiu para o River Plate do Uruguai, após perder por 3 a 1 no jogo de volta.

2021) América de Cali – Oitavas de final da Sul-Americana

Osorio assumiu a equipe após a eliminação na fase de grupos da Libertadores. Com a terceira posição, o América foi para a Sul-Americana, mas também não teve muita sorte.

Nas oitavas de final, não resistiu ao Athletico, que venceu por 1 a 0 na Colômbia e por 4 a 1 na Arena da Baixada. Naquela ocasião, o Furacão faturou pela segunda vez a Sula.

2022) América de Cali – 1ª fase da Sul-Americana

Pela última competição continental disputada, o treinador teve o pior desempenho da carreira. A equipe de Cali caiu para o Independiente Medellín na fase preliminar da competição, etapa que vem antes da fase de grupos.

O time de Osorio perdeu por 2 a 1 no jogo de ida, mas buscou o resultado e levou a decisão para as penalidades em casa. O América perdeu três cobranças e viu o rival colombiano avançar na competição.

Reportagem: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Nikão marca e Athletico conquista primeiro ponto fora de casa

Nikão marca e Athletico conquista primeiro ponto fora de casa

O rubro negro saiu atrás no placar, no estádio Alfredo Jaconi

Coritiba vence a primeira partida na Série B 2024

Coritiba vence a primeira partida na Série B 2024

Gol foi marcado na segunda etapa; torcida vaiou o time no intervalo

Sem Thiago Heleno, zaga do Athletico tem mudança contra Juventude  

Sem Thiago Heleno, zaga do Athletico tem mudança contra Juventude  

Os jogadores Kaique Rocha e Gamarra devem formar a dupla de zagueiros