CuritibaGeral

“Primeira-dama mais jovem do Brasil” orgulha-se adolescente de Araucária

Prefeito se casou com a jovem em abril de 2023

 “Primeira-dama mais jovem do Brasil” orgulha-se adolescente de Araucária

Foto: reprodução/redes sociais

Casada há nove meses com o prefeito de Araucária, a adolescente Kauane Rode Camargo Dehaini comemora ser a primeira-dama mais jovem do Brasil. Nas redes sociais, ela compartilha a vida com Hissam Hussein Dehaini, de 66 anos. O casamento ganhou repercussão nacional devido à diferença de idade do casal, seguido por uma denúncia de nepotismo. No Instagram, a jovem soma 24 mil seguidores e diz ser mãe de criação do filho mais novo de Hissam, que é um bebê.

Ela compartilha também uma série de fotos e vídeos com o marido, com legendas como “habibi”, que significa querido em árabe, “meu véio” e “eu te amo”.

Foto: reprodução/ redes sociais

Kauane ficou conhecida na cidade em 2022, na disputa do concurso Miss Teen Araucária, na categoria para meninas de 15 a 17 anos. A BandNews FM apurou que, desde então, o idoso mantinha um relacionamento com a jovem. Na ocasião, ela tinha quinze anos, sem atingir a chamada capacidade relativa.

No Brasil, é permitido que um menor de idade case, contanto que tenha a autorização dos pais, que foi concedida pela família de Kauane. Ela completou 16 anos em 11 de abril. Já no dia seguinte, o cartório da cidade publicou o documento que oficializa a entrada no processo de habilitação para o casamento civil. No dia 15, eles oficializaram a união civil. Na análise da advogada e doutoranda em Justiça, Democracia e Direitos Humanos, Juliana Bertholdi, a união deveria ser proibida.

Para a doutoranda, o casamento de menores de idade deve ser repensado no Brasil.

Um dia depois do casamento, a mãe da adolescente, Marlene Rode foi nomeada para como secretária de Comunicação e Arte. Já a tia de Kauane, Elizangela Rode, entrou para a Secretaria Municipal de Planejamento. Após a repercussão negativa, as duas foram exoneradas no dia 26 do mesmo mês. Em junho, o prefeito se tornou alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, por possíveis casos de nepotismo. A casa de Hissam, a sede da administração municipal e o prédio da Câmara Municipal receberam os agentes para o cumprimento de mandados de busca e apreensão.

Veja mais:

Já em setembro, a 4ª Promotoria de Justiça de Araucária abriu uma apuração também de nepotismo, após uma denúncia feita pelo sindicato que representa os funcionários públicos da cidade. Hissan está no segundo mandato como prefeito de Araucária. À Justiça Eleitoral, em 2020, ele declarou R$ 14 milhões em bens. Esta não foi a primeira polêmica em que ele se envolveu. Dehaini já foi apontado como chefe de um esquema internacional de tráfico de drogas na CPI do Narcotráfico. Ele foi preso em março de 2000, sete anos antes do nascimento da esposa. Dez anos depois, ele foi inocentado pela Justiça.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Izabella Machado

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Projeto prepara refeições para pessoas em situação de rua

Em 2023, Cozinha Solidária preparou 70 mil marmitas, que foram distribuídas na Mesa Solidária

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

Comida di Buteco encerra neste domingo (26)

40 bares de Curitiba e Região Metropolitana apresentam opções especiais de petiscos

Jovem sofre ferimentos leves após incêndio em hotel, no Centro

Jovem sofre ferimentos leves após incêndio em hotel, no Centro

Chamas destruíram o quarto, mas não se alastraram para outros cômodos

Incêndio atinge hotel no Centro de Curitiba; veja o vídeo

Incêndio atinge hotel no Centro de Curitiba; veja o vídeo

O local fica na Rua João Negrão, em frente ao terminal do Guadalupe