Primeiro casamento coletivo homoafetivo é realizado nesta sexta em Curitiba

 Primeiro casamento coletivo homoafetivo é realizado nesta sexta em Curitiba

(Foto: Divulgação/Unsplash)

(Foto: divulgação/Unsplash)

O primeiro casamento coletivo homoafetivo do Paraná é celebrado hoje (06) à tarde. Cinco casais terão o relacionamento oficializado por um juiz de direito. A ação foi idealizada por diversas entidades representantes dos direitos LGBTQI com apoio da Defensoria Pública do Paraná. O processo começou em 2019, quando os casais participaram de três mutirões de atendimento para esclarecimento de dúvidas e apresentação de documentos.

Segundo a coordenadora do núcleo de cidadania e direitos humanos da Defensoria Pública do Paraná, Cinthia Azevedo, a partir disso, os casais puderam ingressar com o pedido de habilitação para realizar o matrimônio.

A cerimônia vai ser realizada a partir das 15h na sede da APP Sindicato. Voluntários e diversas empresas se mobilizaram para ajudar com a decoração e outros itens para a festa.

A servidora pública Xênia Mello, de 35 anos, é uma das noivas da tarde de hoje. Ela, que é advogada, já foi casada com um homem anteriormente, e conta que a oficialização é um meio de garantir direitos para quem compartilha a vida.

Segundo as Estatísticas de Registro Civil, 9.520 casais homoafetivos se uniram em 2018.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem