Primeiro lugar geral da Federal tem 17 anos e não fez cursinho
Uma rotina bem organizada de estudos, mas sem deixar de dedicar tempo para atividade física e o lazer. Essa foi a rotina do estudante Luigi Galvan Peceguini, de 17 anos, que conquistou o primeiro lugar geral no vestibular da Universidade Federal do Paraná neste ano.
Luigi foi aprovado no curo de Engenharia Mecânica. Para ele, a trajetória de estudos até aqui e a organização no ano pré-vestibular fizeram toda a diferença.
Luigi afirma que foi muito importante, também, manter a atividade física e um hobby, que, no caso dele, foi a música.
Ontem (15), dia da divulgação dos aprovados da Federal, Luigi recebeu uma ligação do reitor da instituição, Ricardo Marcelo.
O estudante disse que ficou surpreso com a ligação, mas chegou a não acreditar quando soube que tinha conseguido a primeira colocação entre todos os candidatos que fizeram a prova.
Luigi contou à BandNews FM que ainda vai pensar no que fazer ao longo desse ano, pois ele tem vontade de estudar Engenharia Aeronáutica no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que é tido como o vestibular mais difícil do país.
A Universidade Federal do Paraná aprovou 5.180 estudantes no vestibular 2019/2020. Seis em cada dez calouros da UFPR cursaram o Ensino Médio em escola pública. Foram 38.453 candidatos inscritos. Do total de vestibulandos, 57,16% foram aprovados na concorrência geral e 2.219 candidatos foram aprovados pela política de cotas, sendo 1.848 estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública e 362 pretos, pardos ou indígenas da escola pública.
Na política de inclusão, também foram aprovados nove candidatos com deficiência. A maioria dos estudantes é paranaense: 78,08%. Também é grande o número de residentes no estado: 90,71%. Mais da metade, 52,97% dos calouros, são moradores de Curitiba.
Os candidatos de Engenharia Mecânica, Medicina e Engenharia Química tiveram os cinco melhores desempenhos. O período de matrícula dos classificados será entre os dias 25 e 27 de janeiro e de 1.º a 3 de fevereiro, em datas específicas para cada campus.
Reportagem: Iara Maggioni/Emanuel Pierin/Ana Flavia Silva