Primeiro lugar geral da Federal tem 17 anos e não fez cursinho

 Primeiro lugar geral da Federal tem 17 anos e não fez cursinho

(Foto: reprodução/Facebook)

(Foto: reprodução/Facebook)

Uma rotina bem organizada de estudos, mas sem deixar de dedicar tempo para atividade física e o lazer. Essa foi a rotina do estudante Luigi Galvan Peceguini, de 17 anos, que conquistou o primeiro lugar geral no vestibular da Universidade Federal do Paraná neste ano.

Luigi foi aprovado no curo de Engenharia Mecânica. Para ele, a trajetória de estudos até aqui e a organização no ano pré-vestibular fizeram toda a diferença.

Luigi afirma que foi muito importante, também, manter a atividade física e um hobby, que, no caso dele, foi a música.

Ontem (15), dia da divulgação dos aprovados da Federal, Luigi recebeu uma ligação do reitor da instituição, Ricardo Marcelo.

O estudante disse que ficou surpreso com a ligação, mas chegou a não acreditar quando soube que tinha conseguido a primeira colocação entre todos os candidatos que fizeram a prova.

Luigi contou à BandNews FM que ainda vai pensar no que fazer ao longo desse ano, pois ele tem vontade de estudar Engenharia Aeronáutica no ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que é tido como o vestibular mais difícil do país.

A Universidade Federal do Paraná aprovou 5.180 estudantes no vestibular 2019/2020. Seis em cada dez calouros da UFPR cursaram o Ensino Médio em escola pública. Foram 38.453 candidatos inscritos. Do total de vestibulandos, 57,16% foram aprovados na concorrência geral e 2.219 candidatos foram aprovados pela política de cotas, sendo 1.848 estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública e 362 pretos, pardos ou indígenas da escola pública.

Na política de inclusão, também foram aprovados nove candidatos com deficiência. A maioria dos estudantes é paranaense: 78,08%. Também é grande o número de residentes no estado: 90,71%. Mais da metade, 52,97% dos calouros, são moradores de Curitiba.

Os candidatos de Engenharia Mecânica, Medicina e Engenharia Química tiveram os cinco melhores desempenhos. O período de matrícula dos classificados será entre os dias 25 e 27 de janeiro e de 1.º a 3 de fevereiro, em datas específicas para cada campus.

Reportagem: Iara Maggioni/Emanuel Pierin/Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem