CuritibaGeral

Primeiros palestrantes do 5º Smart City Expo Curitiba são definidos

O tema do evento deste ano é “Reinventando Cidades para Todos"

 Primeiros palestrantes do 5º Smart City Expo Curitiba são definidos

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Já estão confirmados dez palestrantes do 5º Smart City Expo Curitiba. Entre os dias 20 e 22 de março o evento vai reunir especialistas de todo o mundo que vão compartilhar soluções para tornar cidades e comunidades mais inteligentes.

Vão ser 180 palestrantes de diversos países para falar de temas como adoção de tecnologia e a inovação para melhorar a qualidade de vida nas cidades. O tema deste ano é “Reinventando Cidades para Todos”.

Entre os palestrantes está Andreína Seijas, da Venezuela, que estuda como a “governança noturna” pode tornar as cidades mais seguras à noite. Mercedes de los Santos, da Argentina, é diretora de Projetos na Open Data Center e vai falar sobre como os governos podem fortalecer estratégias de uso de dados em políticas públicas.

Veja mais:

Entre os temas das outras palestras confirmadas estão Inteligência Artificial na administração pública, promoção do design no Brasil, promoção da leitura, entre outros.

Além das palestras, a programação tem conversas entre prefeitos, discussões sobre economia circular além da primeira edição do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, em que concorrem cerca de 300 iniciativas. No ano passado, Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo e o prêmio inédito vai ser para cidades, que assim como a capital paranaense, investem em projetos sustentáveis e inovadores.

Entre os confirmados, estão:

Andreína Seijas (Venezuela): a pesquisadora e consultora estuda como a “governança noturna” pode tornar as cidades mais seguras, inclusivas e produtivas com a criação de espaços para trabalho e lazer à noite.

Mercedes de los Santos (Argentina): a diretora de Projetos na Open Data Center vai falar sobre como os governos podem fortalecer suas estratégias de uso de dados em políticas públicas.

Eduardo Ulises Moya Sánchez (México): o diretor de Inteligência Artificial da Coordenação Geral de Inovação Governamental de Jalisco vai falar sobre big data e Inteligência Artificial na administração pública.

Jorge Daza Lobos (Chile): O vice-ministro de Transportes do Chile vai trazer a Curitiba palestra “(Re)inventando a Mobilidade do Amanhã”.

Claudio Nascimento (Brasil): o head de Inovação da Labgriô, de Recife (PE), vai falar na plenária Cidades Sustentáveis & Mudanças Climáticas.

André Agra (Brasil): o coordenador do Espaço Cidadania Digital do TCE-PB e expert em inovação na Gestão Pública e em Cidades Inteligentes vai falar na plenária Inovação & Transformação Digital.

Letícia Castro (Brasil): a diretora superintendente do Centro Brasil Design vai estar na plenária Espaços Públicos & Requalificação Urbana e contar sobre a promoção do design no Brasil.

Maria Elisa Holguín (Colômbia): a diretora-executiva da Fundación Bibliotec, que se propõe a tornar a cidade colombiana Cali a capital da promoção da leitura no país, vai falar sobre Desafios e Oportunidades para o Futuro das Cidades.

Diana Dajer (Colômbia): A gerente de Participação Cidadã da Fundação Corona, de Bogotá, vai contar ao público sobre o conceito de “cidades de cuidado”.

Rodrigo de Oliveira Perpetuo (Brasil): secretário-executivo do ICLEI América do Sul irá palestrar sobre “(Re)criar Cidades de forma verde”, desenvolvendo as cidades em harmonia com os seus ativos naturais.

Informação: Francine Lopes

Avatar

Giovanna Retcheski

Monólogo “TPM”, de Amora Padilha, é apresentado em Curitiba

Monólogo “TPM”, de Amora Padilha, é apresentado em Curitiba

A mentora e palestrante é referência sobre temas relacionados à sexualidade feminina

Unidade de Saúde Estrela é reaberta em Curitiba

Unidade de Saúde Estrela é reaberta em Curitiba

A US agora também tem à disposição uma clínica odontológica

Barbatuques comemora 25 anos de carreira no Guairinha

Barbatuques comemora 25 anos de carreira no Guairinha

Grupo reconhecido mundialmente pela percussão se apresenta nos dias 4 e 5 de maio

Mutirões oferecem 799 vagas de emprego em Curitiba; saiba mais

Mutirões oferecem 799 vagas de emprego em Curitiba; saiba mais

Processos seletivos serão realizados nas dez regionais da cidade, das 9h às 16h