Principais atrações turísticas de Foz do Iguaçu devem reabrir em junho

 Principais atrações turísticas de Foz do Iguaçu devem reabrir em junho

Foto: Fabíola Sinimbú/Agência Brasil

Depois de quase três meses fechados, por conta da pandemia, os três principais pontos turísticos do país, que ficam no Paraná, já têm data para reabrir.

A reativação do atendimento parcial ao público da Itaipu Binacional, Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves, será a partir do dia 10 de junho, dia do aniversário de 106 anos de Foz do Iguaçu, região oeste do Estado. A retomada do turismo faz parte de um plano gradual, que começou em maio, com a reabertura de alguns hotéis executivos na cidade. Os estabelecimentos devem seguir todas as medidas de segurança para evitar o contágio por coronavírus. São 15 mil pessoas que trabalham diretamente com o turismo na região.

Segundo o secretário de turismo de Foz, Gilmar Piolla, várias barreiras vão ser instaladas para impedir a transmissão da Covid-19.

O presidente do sindicato de hotéis, bares, restaurantes e similares de Foz do Iguaçu e empresário Neuso Rafagnin, afirma que os prejuízos são incalculáveis, já que há muitos hotéis de grande porte, por exemplo, que recebem milhares de turistas em todas as épocas do ano.

Ele afirma a categoria vai demorar para recuperar os bons números de visitação.

Para o presidente da Confederação Nacional do Turismo, Fábio Aguayo, Foz do Iguaçu está em uma área estratégica da América Latina. No ano passado, mais de um milhão de estrangeiros visitaram a região. Agora, com o novo cenário, o presidente ressalta que o fortalecimento do turismo nacional será a principal aposta do setor neste momento.

A volta gradativa do turismo de Foz do Iguaçu traz um pequeno fôlego  e esperança para algumas companhias aéreas. A Azul, por exemplo, empresa responsável por atender mais destinos no Paraná, espera aumentar a grade de voos no próximo mês. Em todo o país, a companhia realizava 900 voos diários. Agora, são 78 voos e em junho a previsão é que 180 voos sejam realizados por dia, em 44 destinos domésticos, incluindo Foz do Iguaçu.

Segundo o gerente geral de planejamento da malha da Azul, André Mercadante, o retorno do turismo em um dos principais pontos do mundo é uma forma de ver o futuro mais otimista.

No ano passado, o Parque Nacional do Iguaçu registrou número recorde de visitantes, com dois milhões de turistas. 2019 foi marcado pelo aumento de 7% na procura por brasileiros e estrangeiros pela atração, número que ficará bem abaixo em 2020 por conta da pandemia. 

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem