ParanáGeral

Procura por testes de dengue cresce 1.900%

Paraná tem quase 45.800 casos confirmados

 Procura por testes de dengue cresce 1.900%

Foto: reprodução

Os testes de dengue têm apresentado 60% de resultado positivo para a doença. Os dados são do Laboratório de Análises Clínicas Lanac, que registra em 2023 um aumento de 1.900% na testagem para a doença em relação a 2022. São realizados em média mil testes por mês.

Veja mais:

No ano passado, eram feitos em média 50 testes por mês, 20% deles com resultado positivo. O diretor técnico do Lanac, bioquímico e especialista em bacteriologia, Marcos Kozlowski, explica que a testagem é feita com base na solicitação feita pelo médico do paciente.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná tem quase 45.800 casos confirmados e 29 óbitos por dengue neste atual período epidemiológico, iniciado em agosto de 2022. E depois de 15 anos o Brasil volta a registrar casos de dengue tipo 3. Um estudo da Fiocruz identificou a presença da doença em um paciente do Paraná e em mais três em Roraima, na região norte.

O vírus da dengue possui quatro sorotipos. A infecção por um deles gera imunidade contra o mesmo sorotipo, mas é possível contrair dengue novamente se houver contato com um sorotipo diferente.

Com relação a chikungunya, são 395 casos confirmados e três mortes. As duas doenças têm sintomas parecidos: febre alta, dores musculares intensas, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Em caso de suspeita, a orientação é procurar um médico para um diagnóstico precoce.

As duas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. E a principal forma de reduzir esses números é manter a atenção com a limpeza da casa e do quintal, eliminando todo e qualquer objeto que possa acumular água parada.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Encontro entre rios Iguaçu e Paraná muda de cor

Encontro entre rios Iguaçu e Paraná muda de cor

O efeito é a união de um fenômeno natural e uma ação antropológica

Funcionária da UEPG é vítima de tentativa de estupro

Funcionária da UEPG é vítima de tentativa de estupro

Caso foi registrado dentro da universidade. Mulher foi ameaçada com canivete e estrangulada

Obras no pavimento alteram tráfego na BR-476 em Araucária

Obras no pavimento alteram tráfego na BR-476 em Araucária

A intervenção acontece entre os dias 7, 8 e 9 de maio