ParanáEconomia

Produção de frango e suínos bate recordes no Paraná

Estado lidera produção de frango no país e ocupa segundo lugar na produção de suínos

 Produção de frango e suínos bate recordes no Paraná

Foto: Ari Dias/AEN

O Paraná alcançou o maior registro da história em volume de abate de frangos no primeiro semestre de 2023. De acordo com o IBGE, o estado acumula 1 bilhão e 70 milhões de unidades abatidas entre janeiro e junho deste ano. A cadeia produtiva lidera a produção do país, com índice de 34,2%.

Também de janeiro a junho, o Paraná registrou o maior número de abate semestral de suínos na série histórica, iniciada em 1997. Foram 5,9 milhões de unidades ao longo dos seis primeiros meses do ano, 138 mil unidades a mais do que no semestre anterior, o que representa um crescimento de 2,3%.

Números em crescente

Em relação ao frango, o número de abates do primeiro semestre é 3,6% maior do que o recorde anterior, registrado no segundo semestre de 2022. Além disso, o resultado é 7,7% superior ao volume produzido no mesmo período do ano passado. O crescimento na produção de frangos do Paraná também segue em ritmo mais acelerado que a média nacional, de 2,2%.

Já em relação à produção de carne suína, o Paraná é o segundo maior produtor nacional, atrás de Santa Catarina, que alcançou 8 milhões e 400 mil unidades no primeiro semestre de 2023.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

ana.flavia

PF incinera duas toneladas de maconha

PF incinera duas toneladas de maconha

Droga foi apreendida no norte do estado

Foz do Iguaçu terá porto seco

Foz do Iguaçu terá porto seco

Projeto foi lançado nesta quinta-feira (02)

Paraná faz missão internacional em busca de investimentos

Paraná faz missão internacional em busca de investimentos

A viagem passará pela França, Polônia, Estados Unidos e Canadá