ParanáEconomia

Produção de frango no Paraná cresce e lidera ranking nacional

Estado responde por 33% de participação na produção nacional do segmento

 Produção de frango no Paraná cresce e lidera ranking nacional

Foto: Ari Dias/ AEN

Com mais de 2 bilhões de cabeças de frango abatidas em 2022, o Paraná responde por 33% de participação na produção nacional do segmento, a frente de Rio Grande do Sul (13,4%) e Santa Catarina (13,1%), que ocupam a segunda e terceira posição na produção do País.

Veja mais:

Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam um crescimento superior a 41 milhões de cabeças de frango em 2022 em relação ao ano anterior. Outro segmento destacado pelo IBGE foi o de carne suína, com quase 736 mil abates a mais em 2022, totalizando 11,5 milhões no ano.

Com isso, o Paraná ocupa a vice-liderança nacional, com mais de 20% da produção brasileira, atrás apenas de Santa Catarina (28%). O desempenho paranaense ajudou o Brasil a registrar no último ano o melhor resultado para o 4º trimestre desde o início da série histórica, cuja análise começou a ser feita em 1997.

Foto: Ari Dias/ AEN

Na produção de carne bovina, os produtores paranaenses registraram um crescimento anual de produção de 86,5 mil cabeças de boi, chegando a quase 1,3 bilhão de animais abatidos em 2022. O resultado mais significativo do ano foi registrado no 4º trimestre, com 335 mil abates, o melhor resultado dos últimos oito trimestres e o terceiro trimestre seguido de alta.

Para o diretor de Pesquisas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Julio Suzuki, os números destacam o desempenho do agronegócio para a economia do estado.

As estatísticas do agro, divulgadas pelo IBGE, apontam ainda aumento de 11,74 milhões de dúzias de ovos de galinha produzidos em 2022, o que garantiu que o Paraná mantivesse a segunda posição no segmento, com 9,4% da produção do Brasil, cujo ranking é liderado por São Paulo (27%).

Ao todo, os produtores paranaenses foram responsáveis pelo fornecimento de mais de 381 milhões de dúzias do produto no último ano. Na produção de leite, o Paraná registrou uma queda de quase 85 milhões de litros, que acompanhou a tendência nacional em 2022 com números negativos em 19 estados, totalizando uma retração de 1,27 bilhão de litros em relação a 2021.

Apesar disso, o Estado manteve a vice-liderança no segmento, com uma produção leiteira total de 3,4 bilhões de litros no último ano, o equivalente a 14,3% de todo o País, atrás apenas de Minas Gerais, que tem 24,5% de participação nacional.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Frederico Machado

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Deste total, 8 mil toneladas já foram enviadas ao Rio Grande do Sul