Professores estaduais voltam a paralisar aulas na semana que vem

Foto: reprodução // APP Sindicato
Foto: reprodução // APP Sindicato

Os professores das escolas estaduais do Paraná vão retomar a greve após 40 dias de volta às aulas. Na semana que vem, nos dias 28 e 29, eles vão cruzar os braços para acompanhar a votação das novas propostas da Paraná Previdência. A decisão saiu neste fim de semana, e o presidente da APP-Sindicato, Hermes Silva Leão, diz que o Governo do Estado descumpriu o acordo feito em fevereiro, quando a volta às aulas atrasou em um mês.

Na época, o pacote de medidas de austeridade unificava dois fundos da Paraná Previdência. O Governo recuou da proposta, mas manteve a transferência de 33 mil servidores das contas do Tesouro para o Fundo Previdenciário. Com isso, a solvência do fundo cai de 57 para 29 anos.

O principal problema, segundo os professores, é de que a primeira proposta seria votada em comissão geral. Depois foi feito um debate, mas o líder do Governo da Assembleia Legislativa, Luís Cláudio Romanelli, pediu tramitação em regime de urgência. Segundo ele, a votação será na semana que vem.

Antes disso, nesta quarta e quinta, o novo projeto da Paraná Previdência será discutido nas comissões de Constituição e Justiça e Finanças da Assembleia Legislativa.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem