Projeto de lei quer auxiliar população no custeio de calçadas

Atualmente a lei municipal delega a construção de calçadas ao proprietário do imóvel.

 Projeto de lei quer auxiliar população no custeio de calçadas

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Um projeto de lei pretende auxiliar a população a custear a construção de calçadas e a adequação das já existentes em Curitiba. A proposta será debatida pelos vereadores em plenário nesta terça-feira (17). A iniciativa quer ampliar a abrangência do Programa Caminhos da Cidade, criado em 2005 e que hoje prevê parcerias com o poder público apenas para obras de requalificação do passeio. A ideia é acrescentar a possibilidade de construção de calçadas. O autor do projeto é o vereador Mauro Ignácio (União).

Atualmente a lei municipal delega a construção de calçadas ao proprietário do imóvel. Com a mudança proposta no projeto, assim como para as obras de requalificação, a construção de calçadas poderia ser feita em parceria com pessoas jurídicas, entidades da sociedade civil, associações de bairro e convênio formado pelos moradores de uma quadra (ou seja, de uma esquina a outra, do mesmo lado da rua). Nesse caso, o projeto de lei ressalta que a decisão deverá ser apoiada por pelo menos 80% dos residentes na área da benfeitoria.

Além disso, os custos para o convênio de moradores não ultrapassariam 40% do valor por metro quadrado da obra e seriam rateados entre todos os proprietários dos imóveis beneficiados. Os valores seriam definidos em audiência pública e lançados no IPTU do próximo ano. Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a alteração na lei começaria a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Município.

Informações: Juliana Goss

Avatar

juliana.goss

História da Assembleia Legislativa do Paraná está nas ruas curitibanas

História da Assembleia Legislativa do Paraná está nas ruas curitibanas

Nomes de ruas em Curitiba lembram importantes personagens da história estadual