PolíticaGeral

Projeto que autoriza privatização da Ferroeste segue para redação final

O texto com emendas foi aprovado nesta terça-feira (20) em terceira votação

 Projeto que autoriza privatização da Ferroeste segue para redação final

Créditos:Valdir Amaral/Alep

Foi aprovado em terceira votação o projeto de lei que autoriza a privatização da Estrada de Ferro do Paraná Oeste (Ferroeste). Agora o texto segue para a votação da redação final na Assembleia Legislativa do Paraná, que deve ser feita na próxima segunda-feira (20). O novo texto conta com uma subemenda substitutiva geral que engloba as cinco emendas propostas na última segunda-feira (19). Anteriormente ele havia sido aprovado em primeiro turno e depois retornou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após a apresentação das emendas. Nesta terça, ele passou pela segunda e terceira discussão e foi aprovado com as alterações. De acordo com o deputado líder do governo, Gugu Bueno, este novo texto é uma garantia do processo da privatização da Ferroeste.

Para o líder da oposição, Requião Filho, as emendas não trazem essa certeza.

LEIA MAIS

A Ferroeste administra o trecho de 248 quilômetros entre Guarapuava e Cascavel. O objetivo da desestatização é potencializar os investimentos no modal ferroviário, promovendo a redução de custos logísticos para o setor produtivo, além de apoiar a expansão das cooperativas e da produção agropecuária. É isso que afirma o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano.

Em nota, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná afirma que a aprovação do projeto traz preocupação e apreensão ao Sistema FAEP, sindicatos rurais do Paraná e milhares de produtores rurais. A federação afirma que o projeto não passou por uma ampla discussão envolvendo representantes da economia estadual e outros setores do Paraná. De acordo com a Assembleia Legislativa, foi feita uma audiência pública na manhã de segunda-feira (19) para discutir a pauta com representantes do setor produtivo paranaense. 

Reportagem: Brenda Niewiorowski

Avatar

felipe.lunardi

Datena afirma ter perdido a cabeça após cadeirada em Marçal

Datena afirma ter perdido a cabeça após cadeirada em Marçal

Agressão aconteceu durante debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo na TV Cultura

Site da campanha “Assédio Não” previne casos assédio eleitoral

Site da campanha “Assédio Não” previne casos assédio eleitoral

Lançamento da ferramenta aconteceu nesta sexta-feira (13) na sede da OAB-PR