CuritibaGeral

Projetos ambientais serão executados com indenização da Petrobras

Ressarcimento é referente ao acidente ambiental causado no Rio Iguaçu, em Araucária, em 2000

 Projetos ambientais serão executados com indenização da Petrobras

Foto: Carlos Vicelli/Sedest

Os recursos da Petrobras referente à indenização pelo acidente ambiental causado no Rio Iguaçu, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, serão aplicados em ações de conservação. Seis projetos serão executados imediatamente, segundo a Justiça Federal: três em Araucária e três na bacia do Alto Iguaçu, nos municípios de Contenda, Lapa e Porto Amazonas. O valor total da verba compensatória, com juros e correções, é de R$ 1,2 bilhão.

O acordo entre Governo do Estado, Ministério Público e Ministério Público Federal e Poder Judiciário prevê que 5% da quantia seja utilizada para projetos apresentados pela cidade de Araucária, que foi a área mais afetada pelo acidente ambiental. Outros 5% serão para programas que beneficiem a bacia hidrográfica do Alto Iguaçu, que envolve áreas dos municípios de Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais e outros. O restante será dividido em ações voltadas para as Unidades de Conservação estaduais e federais e projetos do Fundo Estadual do Meio Ambiente. O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, detalha que a Justiça Federal deve liberar nos próximos dias parte da indenização da Petrobras pelo acidente ambiental no Rio Iguaçu.

Em Porto Amazonas, por exemplo, um parque urbano no valor de R$ 3,71 milhões será construído. O prefeito do município, Elias Gomes da Costa, explica que o espaço vai reunir turismo sustentável, lazer e preservação ambiental.

LEIA MAIS

A indenização é referente à ação civil pública de compensação por danos morais coletivos e difusos provocados pelo vazamento de petróleo da Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas) em 2000. Na época, cerca de quatro milhões de litros vazaram de uma válvula do oleoduto que transportava o combustível fóssil do Porto de São Francisco, em Santa Catarina, até a refinaria, em Araucária. Os impactos do acidente alcançaram 40 quilômetros de extensão do Rio Iguaçu, além de contaminar aproximadamente 140 hectares de solo. A reparação ambiental envolve danos causados a anfíbios, aves, mamíferos, peixes, flora, qualidade do ar e águas subterrâneas.

Reportagem: Mirian Villa

Avatar

felipe.lunardi

Garrafa térmica mobiliza esquadrão antibombas em Curitiba

Garrafa térmica mobiliza esquadrão antibombas em Curitiba

Ocorrência foi registrada na central de distribuição dos Correios

Maílson da Nóbrega fala sobre perspectiva da economia brasileira

Maílson da Nóbrega fala sobre perspectiva da economia brasileira

O ex-ministro da Fazenda participa de uma palestra no Graciosa Country Club

Sertanejo, samba e humor agitam fim de semana em Curitiba

Sertanejo, samba e humor agitam fim de semana em Curitiba

Agenda cultural prevê apresentações em teatros e na Pedreira Paulo Leminiski