Projetos que podem ajudar a evitar alagamentos em Curitiba aguardam recursos federais

 Projetos que podem ajudar a evitar alagamentos em Curitiba aguardam recursos federais

(Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)

(Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)

Equipes trabalham na recuperação do asfalto da rua Desembargador Westphalen na esquina com a Visconde de Guarapuava, que teve parte do asfalto removido pela força da chuva que atingiu Curitiba ontem à tarde (21). O trabalho é paliativo e deve durar todo o fim de semana. Não é a primeira vez que a região registra problemas por conta da chuva.

Segundo o engenheiro Donato, que coordena as atividades de recuperação da via, a galera que passa por baixo das ruas não tem suportado o volume de água.

Em uma postagem no Facebook, o prefeito Rafael Greca informou que o programa de macrodrenagem da cidade beira investimentos em torno de 480 milhões de reais. As obras devem combater as cheias nas bacias do rio Belém e do rio Barigui. Há ações também no rio da Vila Formosa, no rio Pinheirinho, no rio Juvevê, no rio Bacacheri, no Ribeirão dos Padilha e no Passaúna. Essas obras devem ser finalizadas até 2020.

Segundo o Diretor de Pontes e Drenagens, da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Augusto Meyer, projetos que devem ampliar essas obras estão prontos e devem ajudar a viabilizar recursos federais.

Em um vídeo divulgado cerca de três horas após o temporal, Greca disse que o problema das grandes chuvas nas cidades brasileiras decorre do aquecimento global e que os trabalhos de limpeza dos rios ajudaram a água a escoar rapidamente, apesar dos transtornos.

O prefeito destacou ainda que no ano passado foram retiradas 2 toneladas de lixo da cidade fora da coleta normal e que 24 equipes permanentes atuam na limpeza dos rios. Só em 2018 foram realizadas 1.852 ações de dragagem.

Reportagem: Ana Flavia Silva

(Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)
(Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.