PolíticaEleições 2018

Propaganda eleitoral gratuita será retomada na sexta-feira

 Propaganda eleitoral gratuita será retomada na sexta-feira

Foto: divulgação/Arquivo- Agencia Brasil

Foto: divulgação/Arquivo- Agencia Brasil

A propaganda eleitoral gratuita do segundo turno começa na próxima sexta-feira, 12 de outubro, na TV e no rádio. Como no Paraná a eleição para o governo do estado foi encerrada com a escolha de Ratinho Junior, do PSD, já no primeiro turno, os eleitores do estado só vão acompanhar a propaganda dos candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT. Eles disputam o segundo turno no dia 28 de outubro.

De acordo com a legislação eleitoral, cada um dos dois candidatos terá 5 minutos de horário eleitoral gratuito de segunda-feira a sábado, em rede, para divulgar propostas e plano de governo. No rádio, a propaganda vai das 7h às 7h10 e do meio-dia (12h) ao meio-dia e dez (12h10). Na televisão, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Os candidatos ao em estados que têm segundo turno para governador também terão 5 minutos cada. No caso do Paraná, assim como de outros estados que resolveram a eleição no primeiro turno, a propaganda eleitoral no rádio e na televisão fica restrita aos candidatos à Presidência da República.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, as emissoras de rádio e de televisão e os canais de televisão por assinatura devem reservar no segundo turno, para cada cargo em disputa, 25 minutos, de segunda-feira a domingo, nos quais serão veiculadas inserções de 30 e 60 segundos. Estão autorizadas desde segunda-feira, passadas 24 horas do encerramento da votação do primeiro turno, a promoção de carreata e a distribuição de material de propaganda política. A propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som também já pode ser feita. A partir de sábado, dia 13, nenhum candidato que participará do segundo turno de votação poderá ser preso, salvo no caso de flagrante delito. A partir do dia 23 de outubro, nenhum eleitor poderá ser preso, a não ser em flagrante. A propaganda eleitoral e os debates devem ter a última reprodução no dia 26 de outubro, dois dias antes da eleição.

A TV Band é tradicionalmente a primeira a promover debates entre presidenciáveis no primeiro e no segundo turno. A previsão inicial, de realizar o encontro nesta quinta-feira (11), não se confirmou. A emissora informa que a data para a realização do debate deste segundo turno ainda segue em conversação com as assessorias dos candidatos Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem