PolíticaGeral

Proposta quer unificar leis de proteção ao consumidor, no Paraná

Estado tem mais de 90 textos de legislação que tratam das relações de consumo

 Proposta quer unificar leis de proteção ao consumidor, no Paraná

(Foto: Foto: Albari Rosa/AEN)

Uma proposta em trâmite na Assembleia Legislativa quer reunir em uma única lei, toda a legislação que trata dos direitos do consumidor no Paraná. Atualmente, o estado tem mais de 90 leis distintas que preveem algum tipo de proteção ou direito ao consumidor.

Veja mais:

Para o deputado estadual Paulo Gomes (PP), a multiplicidade de textos, muitas vezes em desuso, dificulta a compreensão e a aplicação das leis.

Para definir a melhor forma de reunir os textos de lei, uma série de audiências públicas está sendo realizada pela Assembleia.

Os encontros são divididos em temas específicos: relação bancária, alimentação, veículos, aplicativos de transporte e delivery, escolas particulares e setor imobiliário.

A primeira reunião aconteceu na última quarta-feira (13) e discutiu as relações do consumidor com os bancos. Para o diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon) Oscar Ivan Prux, os encontros são importantes para propor a exclusão de lacunas de interpretação na legislação.

Mesmo que no Brasil esteja em vigor o Código de Defesa do Consumidor, os estados do país podem criar leis que se somam à legislação nacional.

No Paraná, a consolidação das leis de proteção ao consumidor está, ainda, na primeira etapa. Após as audiências públicas, a proposta deve passar pelas comissões temáticas da casa, para somente então ser submetida ao crivo do plenário.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Marcado Júri de acusado de matar youtuber Isabelly

Marcado Júri de acusado de matar youtuber Isabelly

Segundo o MP, Everton Vargas responde por homicídio qualificado e porte ilegal de arma

Abastecimento segue normal após queda de caixa d’água em penitenciária

Abastecimento segue normal após queda de caixa d’água em penitenciária

Na madrugada desta sexta-feira (03) a caixa d’água que abastece a penitenciária estadual de Cascavel