NacionalServiços

Prova de vida: INSS não vai suspender pagamentos; entenda

O Instituto convocou mais de 4,3 milhões de pessoas que não tiveram os dados validados

 Prova de vida: INSS não vai suspender pagamentos; entenda

Divulgação/INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirma que não vai suspender o benefício de aposentados e pensionistas por falta da prova de vida. O Instituto convocou mais de 4 milhões e 300 mil pessoas nascidas em janeiro, fevereiro e março que não tiveram os dados validados durante o cruzamento de informações que suspende a necessidade da prova presencial.

No novo comunicado, o INSS afirma que as equipes do Instituto vão fazer uma “busca ativa” e se dirigir ao endereço indicado no cadastro do segurado para fazer a comprovação. Por isso, é importante manter os dados atualizados. Desde fevereiro de 2022, é o INSS quem deve fazer a comprovação de que o cidadão está vivo.

Busca nas agências aumentou

Na última semana, a procura por atendimento aumentou nas agências da Previdência, depois que beneficiários receberam um comunicado pelo aplicativo Meu INSS para que confirmassem os dados e evitassem a suspensão dos pagamentos.

Segundo o Instituto, o “comunicado estava previsto na rotina” apenas para avisar aos aposentados e pensionistas que eles ainda não tinham sido encontrados na base de dados e que, por isso, a comprovação de vida não tinha sido feita. No entanto, os aposentados e pensionistas não precisam se deslocar ao banco onde recebem o pagamento ou a uma agência da Previdência.

Informações: Ana Flavia Silva

Avatar

ana.flavia

Mega-Sena tem prêmio estimado em R$3 milhões

Mega-Sena tem prêmio estimado em R$3 milhões

As apostas podem ser feitas até às 19h deste sábado

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

O músico lutava contra um câncer desde 2022