COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Vários fatores devem ser analisados antes de optar pelo equipamento.

 Qual a maquininha ideal para o negócio?

Foto: Freepik

O pagamento com cartão de débito ou de crédito é uma exigência dos consumidores. E isso pode ser provado pelas estatísticas. No ano passado, por exemplo, os brasileiros realizaram mais de 34 bilhões de pagamentos com cartões de crédito ou de débito, isso de acordo com a Febraban. Já a pesquisa Meios de Pagamento 2023, do Opinion Box, o cartão de crédito aparece como o método mais utilizado pelos consumidores brasileiros tanto nas lojas físicas quanto no comércio eletrônico.

Diante de um número expressivo de pagamentos, é fundamental que os empresários saibam escolher qual é a maquininha ideal para o seu negócio, afinal de contas existem muitas empresas de cartões disponíveis no mercado, que oferecem uma série de vantagens.

Eu conversei com especialistas da área financeira e eles me explicaram que para escolher a maquininha de cartão ideal, o empresário deve em primeiro lugar observar a sua necessidade, o perfil do seu negócio, quais atribuições a máquina precisa ter, o valor da mensalidade e as taxas cobradas.

Outro detalhe que não pode ser esquecido é que a melhor maquininha de cartão deve oferecer bons prazos e condições de pagamento e, principalmente, atender as diversas bandeiras.

No caso específico de taxas e custos envolvidos, embora seja tentador optar pela opção mais barata, é importante que o lojista leve em consideração outros fatores, como o atendimento e a tecnologia oferecida pela empresa.

No momento de comparar as opções disponíveis, é importante verificar as taxas cobradas pelas transações realizadas na máquina de cartão. Alguns fornecedores podem oferecer taxas mais baixas, mas é fundamental entender se existem outros custos adicionais, como taxas de adesão, mensalidades ou taxas de antecipação de recebíveis.

O ideal é encontrar uma maquininha que ofereça um equilíbrio entre taxas competitivas e serviços de qualidade, garantindo o melhor retorno possível sobre o investimento realizado.

Com certeza! Quando os lojistas forem avaliar as alternativas, devem verificar se a maquininha tem recursos avançados que aumentam a eficiência e agilidade nas transações, como o pagamento por aproximação, bem como se está habilitada para aceitar diferentes modalidades de pagamento, como o próprio PIX integrado ao equipamento.

Uma funcionalidade importante é o NFC, que permite pagamentos por aproximação. Essa tecnologia facilita o processo de pagamento, trazendo mais rapidez e comodidade para o cliente.

Além disso, é importante que a maquininha ofereça a possibilidade de integração com sistemas de gestão e estoque do negócio. Essa integração pode simplificar e automatizar processos, como controle de estoque, emissão de notas fiscais e relatórios de vendas. Outro ponto que facilita o controle das finanças é a possibilidade de consultar relatórios diretamente na maquininha, conseguindo acompanhar o fluxo das vendas de forma ainda mais rápida.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin