Quase 60 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em Curitiba

 Quase 60 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em Curitiba

Foto: Sesa

A cidade de Curitiba fechou o mês de setembro com quase 60 mil pessoas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso. São 59.552 que deixaram exceder o intervalo recomendado pelo fabricante do imunizante, entre a primeira e a segunda aplicação. O número corresponde a 6% do total das mais de 1 milhão de pessoas (1.006.926) que estão com o ciclo vacinal em aberto. O dado é da Secretaria Municipal da Saúde e está atualizado até o dia 30 de setembro. O número de atrasados no levantamento da pasta é três vezes maior do que o apontado por um estudo da Fiocruz, atualizado há 15 dias.

A superintendente de gestão da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Flávia Quadros, diz que o principal meio de contato das equipes de saúde com a população é o aplicativo ‘Saúde Já’. Ela diz que quando a comunicação por essa via não funciona, os servidores das unidades de saúde realizam a busca dos atrasados por outros meios de contato.

Com 6% das aplicações do reforço em atraso, Curitiba se mantém à frente de grande parte das capitais do Brasil. No Sul, a cidade de Porto Alegre tem uma ‘taxa de atraso’ de 9% – a capital dos gaúchos tem 38.866 doses atrasadas. Já em Florianópolis, são 15.479 pessoas com o reforço em atraso – o que corresponde a uma taxa de 8%, segundo levantamento da Fiocruz. Diante dos números, a superintendente da Saúde de Curitiba diz que a ‘taxa de atraso’ na capital é baixa e mostra a boa adesão da população à vacinação contra a doença.

Em um ofício enviado aos municípios do Paraná, nesta semana, o Tribunal de Contas do Estado recomendou a realização de buscas pelas prefeituras, para identificar quem não completou o ciclo vacinal contra a Covid-19. Para o coordenador geral de fiscalização do TCE/PR, Cláudio Castro, a preocupação é com o desperdício de recursos públicos, já que o desrespeito aos intervalos entre doses pode resultar numa proteção menos eficiente do que a esperada pelo Poder Público.

O médico infectologista e professor do curso de medicina da Universidade Positivo, Marcelo Ducroquet, confirma que o desrespeito aos intervalos entre doses da vacina contra a Covid-19 pode gerar uma proteção menos eficiente contra a doença. Ele diz ser fundamental que os atrasados busquem, o quanto antes, um dos postos de vacinação para completar o ciclo vacinal.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba orienta quem está com a segunda dose da vacina em atraso, a buscar um dos postos de vacinação contra a Covid-19 na cidade, durante a semana. Segundo a pasta, os locais têm vacinas disponíveis de todos os fabricantes, para quem perdeu o prazo da aplicação do reforço.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos