ParanáGeral

Quase 95% dos paranaenses começam o ano endividados

Pesquisa da Fecomércio-PR aponta que a inadimplência entre os endividados caiu

 Quase 95% dos paranaenses começam o ano endividados

Foto: Reprodução

Quase 95% dos paranaenses começa o ano de 2023 endividado. A fatura do cartão é o que mais pesa no bolso dos paranaenses e representa 85% das dívidas. O Paraná está no topo da lista nacional de endividados, já que a média brasileira, mesma de dezembro, é de 78%.

Veja mais:

O financiamento de veículo somou 9,3% das dívidas em janeiro e o financiamento de imóveis, 5,3%. Os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), apontam o mesmo percentual de dezembro do ano passado, que por sinal, foi o maior nível de endividamento dos últimos 13 anos.

A pesquisa trabalha com os critérios de dívida e inadimplência, conforme explica Rodrigo Schmidt, Ele é coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR.

O que mudou neste mês de janeiro foi a redução da inadimplência dos paranaenses, que caiu de 23%, em dezembro, para 22% em janeiro. As famílias sem condições de quitar seus débitos correspondiam a 8,4% no fim do ano passado e em janeiro eram 7,4%.

Entre os mais ricos e mais pobres o endividamento está praticamente no mesmo patamar. Os números de janeiro mostram que 96,3% das famílias com rendimento mensal até dez salários mínimos possuíam algum tipo de dívida.

Já entre as famílias com renda acima deste patamar, 96,4% estavam endividadas. Porém, desde o segundo semestre do ano passado tem crescido as dívidas entre as famílias de menor renda, que chegaram ao segundo maior pico de endividamento da série histórica em dezembro, percentual que se manteve em janeiro de 2023, com 96,4%.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Jessica de Holanda

Agências do Trabalhador oferecem 18,5 mil vagas de emprego

Agências do Trabalhador oferecem 18,5 mil vagas de emprego

A maior parte é para alimentadores de linha de produção, com 4.759 vagas

Doações de leite materno atendem 11 mil bebês no Paraná

Doações de leite materno atendem 11 mil bebês no Paraná

Em 2023, foram mais de 23 mil litros doados, mas quantidade ainda é insuficiente

Concessionária abre 100 vagas de emprego no Paraná

Concessionária abre 100 vagas de emprego no Paraná

Oportunidades exigem experiência. Inscrições são feitas pela internet