Quase 1.000 imóveis com riscos estruturais foram notificados em 2023
Cosedi realizou mais de 2,5 mil vistorias em Curitiba. Órgão alerta para risco de acidentes
Foto: Ricardo Marajó / SMCS
Mais de um terço dos imóveis vistoriados pela Cosedi em 2023 tinham irregularidades e corriam o risco de provocar acidentes. Segundo relatório divulgado pelo órgão, 2.523 edificações com indícios de riscos estruturais foram fiscalizadas no ano passado – 861 notificações foram feitas a donos de imóveis, além de 139 autuações, com um total de R$ 524 mil em multas. O coordenador técnico da Cosedi, Marcelo Solera, explica que as penalizações são um dos últimos estágios do processo de vistoria feito pelo órgão.
Em 2023, a Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis somou um aumento de 11,5% nas vistorias, na comparação com o ano anterior. Em 2022, foram 2.264 avaliações. Além dos imóveis residenciais e comerciais, é a Cosedi que avalia as estruturas locais de reunião e eventos, como estádios e hospitais. Elevadores, antenas de telecomunicação e para-raios também são vistoriados pela equipe.
A pessoa que se deparar com qualquer situação de risco estrutural, como rachaduras ou algum outro problema que possa gerar acidentes, pode acionar a Cosedi através dos canais de atendimento ao cidadão da central 156. Esse pedido pode ser feito pelo telefone, site ou aplicativo, disponível no Google Play e na Apple Store.
Reportagem: Leonardo Gomes






