Queda de faturamento atinge 76% de micro e pequenas empresas no Paraná

 Queda de faturamento atinge 76% de micro e pequenas empresas no Paraná

(Foto: divulgação/Pixabay)

Cerca de 76% das micro e pequenas empresas no Paraná tiveram queda no faturamento devido a pandemia do coronavírus. O número faz parte da Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. A queda de faturamento é menor que a registrado no mês anterior, julho, quando 87% dos entrevistados afirmaram ter tido percas. 7% do total relataram que o faturamento aumentou e 14% que os números ficaram estagnados.

Segundo o consultor do Sebrae João Luis Moura, um dos fatores que impulsou na melhoria das receitas foi a retomada de serviços que estavam paralisados.

Ao todo, 65% das empresas que retomaram as atividades estão vendendo pelas redes sociais e 13% do total passaram a fazer isso durante a crise. Conforme a pesquisa, pequenos negócios também buscaram expandir com vendas online, delivery, mudar a linha de produtos e serviços.

Em nível nacional, o estudo apontou que as empresas que estão em locais com maior risco de aglomeração, como aquelas dentro de feiras ou shoppings, ainda enfrentam dificuldade para voltar a operar e retomar o faturamento. Na situação oposta, estão os estabelecimentos que funcionam em lojas ou salas de rua, que são o perfil de negócio que mais implementou mudanças para voltar a funcionar e está enfrentando um nível menor de dificuldade para manter os empreendimentos abertos.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem