Nacional

Receita alerta para golpes em pedidos de empréstimo e IOF

Órgão não fornece dados para recolhimento de tributos ou taxas via transferência

 Receita alerta para golpes em pedidos de empréstimo e IOF

Foto: Divulgação

Receita alerta para golpes em pedidos de empréstimo e IOF. Conforme comunicado, em vários relatos recebidos pela Receita Federal, supostas empresas condicionam a liberação dos empréstimos ao pagamento antecipado de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pelo cidadão. Os estelionatários fornecem inclusive documentos, como notificações e documentos de arrecadação falsos, induzindo o cidadão a recolher taxas inexistentes para a liberação do dinheiro. 

A Receita alerta que recebeu relatos de cidadãos que pagaram supostas taxas ou IOF através de transferências via PIX para pessoas físicas. Trata-se de golpe, já que a Receita Federal não fornece dados para recolhimento de tributos ou taxas via transferência. O recolhimento do IOF, especificamente, é feito unicamente através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) que é pago pela instituição que fornece o crédito e não pelo contribuinte.

A Receita alerta, ainda, que os servidores da Instituição não prestam serviços de empréstimo à população nem entram em contato para cobrar esse tipo de pagamento. Caso desconfie ser vítima de um golpe, a Receita alerta que você procure imediatamente a autoridade policial, munido de todas as provas possíveis, a fim de registrar um boletim de ocorrência. 

Fonte: Receita Federal

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

O músico lutava contra um câncer desde 2022

Prazo para pedir isenção do Enem 2024 termina hoje (26)

Prazo para pedir isenção do Enem 2024 termina hoje (26)

Solicitações devem ser feitas na Página do Participante, até às 23h59