Reconhecida no Brasil, erva-mate de São Mateus do Sul também será protegida no mercado europeu

 Reconhecida no Brasil, erva-mate de São Mateus do Sul também será protegida no mercado europeu

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Os produtores de erva-mate em São Mateus do Sul, nos Campos Gerais, conseguiram convencer os europeus sobre a qualidade e a identidade deste produto. Com o avanço no acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, alguns produtos com indicação geográfica foram apresentados a uma comissão de avaliação. A erva-mate de São Mateus do Sul passou no “teste” e poderá ser exportada com algumas vantagens. Produtos com indicação geográfica precisam respeitar tradições e padrões de qualidade. Por isso, são respeitados e valorizados no mercado internacional, em especial na Europa.

O trabalho para que a planta cultivada nesta região recebesse reconhecimento nacional e internacional começou em 2013 e foi encabeçado pela Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus (IG-Mathe).

No Brasil, a indicação geográfica foi reconhecida em 2017. O presidente da associação, Heliton Lugarini, explica que a União Europeia convocou uma reunião em Brasília para decidir quais produtos brasileiros seriam reconhecidos no continente:

A indicação geográfica não se trata de um selo ou uma certificação. Ela se trata de um reconhecimento sobre um determinado produto que está atrelado a uma região e à forma de cultivo de um povo:

No Brasil, a indicação geográfica é reconhecida de duas formas. Por denominação de origem, respeitando critérios científicos; ou por indicação de procedência, que leva em consideração a notoriedade histórica do produto para a região:

Para que uma erva-mate seja reconhecida como uma legítima planta de São Mateus do Sul, vários critérios precisam ser respeitados. Heliton Lugarini explica que a erva-mate precisa ser cultivada na cidade ou nos cinco municípios da região. O critério genético também é fundamental.

Por fim, uma legítima erva-mate de São Mateus do Sul precisa ser cultivada da maneira “correta”, como manda a tradição:

De acordo com a Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus (IG-Mathe), esse porcentual mínimo de sombreamento faz com que a sustentabilidade no cultivo seja mantida. As plantações ajudam, inclusive, a manter a área remanescente da Mata Atlântica no estado.

O acordo de indicação geográfica com a União Europeia passa a valer em 2020. Atualmente, há 37 produtores de erva-mate que comprovaram os critérios necessários para reconhecer a plantação. Na região de São Mateus do Sul, estima-se que cerca de 5 mil pequenos, médios e grandes produtores possam se “candidatar” ao reconhecimento.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News FM

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem