Recuperação da Covid-19 exige tratamento multiprofissional, segundo especialista

 Recuperação da Covid-19 exige tratamento multiprofissional, segundo especialista

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Paraná se aproxima da marca de 730 mil casos de coronavírus. Segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, foram adicionados 5 mil 349 novos diagnósticos ontem (09). Subiu também o número de recuperados: são 523 mil 28 pessoas livres do tratamento em todo o estado. Um deles é o ex-vereador de Curitiba e apresentador da Band TV Cristiano Santos. Ele passou 62 dias internado, 40 deles na unidade terapia intensiva.

Nesse período, perdeu 26 quilos e o movimento do pé esquerdo, que tenta recuperar com a fisioterapia.

De antes para depois da infecção pelo coronavírus, o apresentador comenta que passou a dar mais valor para coisas consideradas simples.

Considerando os hábitos que tinha antes, Santos não imaginava que passaria pelo quadro grave.

A recuperação de um paciente que passou por um longo período de internamento é feita com atendimento multiprofissional. Quando o paciente passa mais de 48 horas intubado, precisa de uma avaliação para falar e para conseguir engolir.

A fonoaudióloga Franciele Savaris trabalha na UTI e explica que a recuperação depende também da etapa respiratória.

Outra frente do atendimento é a fisioterapia para recuperação dos músculos, que podem ter passado por atrofia muscular, e da capacidade do pulmão.

A fisioterapeuta Flavia Makoski explica que os tratamentos para os membros, por exemplo, dependem diretamente do exercício pulmonar e da capacidade respiratória. Assim, a fisioterapia precisa ser feita de maneira global.

De maneira geral, os pacientes com Covid-19 perdem a capacidade pulmonar, em maior ou menor grau. Para a recuperação, é preciso que a musculatura esteja fortalecida.

Se uma sessão de fisioterapia dura 45 minutos seguidos, o paciente recuperado de covid-19 precisa de sessões fracionadas, com intervalos de mais de uma hora.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos